Ceará
Cidade do Sertão Central pode ser sede da primeira mina de diamantes da região
Uma pesquisa mineral está em andamento no município de Boa Viagem, no Sertão Central do Ceará, a cerca de 220 quilômetros de Fortaleza, com o objetivo de confirmar a presença de diamantes com potencial para uso industrial. O estudo tem validade até 2028 e busca avaliar a viabilidade da extração da pedra preciosa na região, considerada promissora por especialistas do setor.
As informações foram divulgadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). A pesquisa faz parte de um conjunto mais amplo de processos de exploração mineral em andamento no país. Caso a presença de diamantes seja confirmada, os materiais extraídos serão voltados para aplicações industriais, e não para o mercado de joias.
De acordo com o MME, o projeto em Boa Viagem está sob responsabilidade da empresa H C Mineração Ltda, que fez o pedido à ANM em 2024. A autorização para início da pesquisa foi concedida em janeiro de 2025, com validade de três anos. Nesse período, a empresa deverá concluir os estudos e apresentar um relatório final à ANM. Se aprovado, poderá então solicitar a concessão para iniciar oficialmente a lavra mineral.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

