Ceará
Café especial amplia mercado e valoriza produção cearense
O mercado de cafés especiais vem ganhando espaço no Ceará, impulsionado pela expansão de cafeterias, torrefações artesanais e cursos voltados à preparação da bebida. Além do consumo tradicional, o setor valoriza características como aroma, sabor, métodos de extração e procedência dos grãos, aproximando consumidores das diferentes etapas de produção.
A cafeicultura cearense mantém tradição em regiões como o Maciço de Baturité. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará, apontam que o estado produziu 496 toneladas de café arábica em 2024, cultivadas em uma área de 1.299 hectares. O valor da produção foi estimado em R$ 8,48 milhões.
A qualidade do café depende de uma série de processos, desde a seleção e o beneficiamento dos grãos até a torra e o preparo. No segmento artesanal, algumas torrefações trabalham com lotes menores e controlam etapas como tempo e temperatura, buscando preservar características específicas da bebida. A escolha dos grãos e o cuidado no processamento influenciam o resultado que chega ao consumidor.
O crescimento do setor também amplia a procura por profissionais especializados. Os cursos de barista ensinam técnicas de moagem, extração de café expresso, vaporização do leite e preparação de diferentes bebidas. Esse conhecimento permite que cafeterias diversifiquem o cardápio e ofereçam novas experiências aos clientes, que passam a observar não apenas o sabor, mas também a forma de preparo.
A valorização da origem é outro aspecto do mercado de cafés especiais. Empresários e comerciantes buscam conhecer os produtores, identificar a procedência dos grãos e destacar iniciativas da cadeia produtiva, incluindo o trabalho de mulheres na cafeicultura. No Ceará, a combinação entre tradição agrícola, processamento especializado e novos hábitos de consumo abre oportunidades para produtores e empreendedores ligados ao setor.(Foto:Reprodução/GC+ )
-
Ceará2 dias atrásMaxforma inaugura academia premium em Fortaleza com aulas gratuitas neste fim de semana
-
Brasil2 dias atrásForça-tarefa extingue mais de 300 focos de incêndio no Amazonas em cinco dias
-
Mundo2 dias atrásRecuo da “Geleira do Juízo Final” pode elevar nível do mar em 3 centímetros até 2100, aponta estudo
-
Ceará1 dia atrásCARTÓRIO ELEITORAL DE IGUATU ESCLARECE QUE NÃO HOUVE ALTERAÇÃO DE SEÇÕES NO MUNICÍPIO
-
Brasil4 horas atrásCearense reconhecido como homem mais velho do mundo completa 114 anos e família espera celebrar os 115
-
Brasil4 horas atrásBolsa Família tem valores reajustados e começa a pagar beneficiários nesta segunda-feira
-
Brasil5 horas atrásCantor e compositor Benito di Paula morre aos 84 anos em São Paulo
-
Ceará5 horas atrásCeará se destaca no vestibular do ITA 2027, com Fortaleza à frente das demais cidades
