Mundo
China propõe nova governança global com apoio da Rússia e da Índia
O presidente da China, Xi Jinping, propôs nesta segunda-feira (01) a criação da Iniciativa de Governança Global (IGG), durante uma reunião da Organização para Cooperação de Xangai Plus (OCX), em Tianjin. O encontro reuniu líderes de 20 países não ocidentais, entre eles o russo Vladimir Putin e o indiano Narendra Modi. Xi defendeu uma nova ordem mundial baseada em cinco princípios: igualdade entre os Estados, respeito ao direito internacional, multilateralismo, foco nas pessoas e ações concretas. A proposta, segundo ele, surge em um momento de “turbulência e transformação”, com a atual governança global ameaçada por hegemonismos e práticas unilaterais.
Xi Jinping também anunciou apoio financeiro de US$ 280 milhões à OCX e um empréstimo de 10 bilhões de yuans aos bancos do bloco. A iniciativa é vista como resposta à guerra comercial liderada pelos Estados Unidos, especialmente durante o governo Trump, que impôs tarifas à Índia e tentou conter o avanço da China, incluindo sua estratégia do Cinturão da Rota da Seda. O líder chinês afirmou: “Devemos promover a cooperação de alta qualidade no Cinturão da Rota da Seda e impulsionar uma globalização econômica inclusiva”. Já o presidente russo, Vladimir Putin, apoiou a proposta e declarou: “A OCS pode liderar os esforços por um sistema de governança global mais justo”.
O indiano Narendra Modi também participou do encontro, aparecendo em clima amistoso com Xi e Putin, apesar das tensões históricas entre Índia e China. Ele agradeceu à China pela organização do evento e escreveu nas redes sociais que discutiu com Putin formas de fortalecer a parceria estratégica entre os dois países, incluindo comércio, segurança e espaço. Segundo o governo chinês, o encontro bilateral com Modi é mais um passo na tentativa de normalizar as relações, com o retorno de voos diretos e a manutenção da estabilidade nas áreas de fronteira.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

