Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Urnas funerárias indígenas com dentes e ossos humanos são encontradas em escavações no Maciço de Baturité, no Ceará

Publicado

on

Após perder parte de seu material de pesquisa no incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, o arqueólogo cearense Vinícius Franco retomou os estudos sobre os artefatos encontrados no território do quilombo Serra do Evaristo, em Baturité (CE), como parte de seu doutorado na instituição fluminense. Ao lado da professora Andrea Lessa, ele coordena a segunda escavação no Maciço de Baturité, com o objetivo de compreender melhor o sítio arqueológico presente na região. Já foram resgatadas cerca de dez urnas funerárias — algumas intactas, outras fragmentadas — e, em duas delas, foi possível identificar dentes e partes de ossos humanos.

Ainda não se sabe se será possível obter informações detalhadas, como sexo ou idade dos indivíduos encontrados, pois a análise laboratorial será decisiva. Parte do material será enviada para os Estados Unidos para possível datação. As escavações, iniciadas em março de 2025, devem seguir até agosto, envolvendo a coleta de materiais em superfície, escavações de vasilhas enterradas, levantamentos topográficos e visitas a residências da comunidade para obter autorização de acesso a peças já encontradas. O trabalho é apoiado pelo Museu Nacional, Capes e National Geographic.

A primeira escavação no quilombo, realizada em 2012, já havia revelado urnas funerárias, fragmentos cerâmicos, lâminas de machado e até um esqueleto humano. Esses vestígios estavam espalhados por toda a comunidade, surgindo na estrada, nos jardins e até no campo de futebol, devido à erosão do solo causada pelas chuvas. Agora, com uma escavação mais controlada, a equipe busca entender melhor o uso do espaço: se o local era apenas um cemitério ou se também servia como área de habitação. A expectativa é ampliar o conhecimento sobre os antigos ocupantes do território e a dimensão do sítio arqueológico.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA