Política
Resolução do Tribunal Superior Eleitoral acaba com o sigilo bancário dos políticos

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou uma resolução que põe fim ao sigilo bancário dos partidos políticos. De acordo com a medida, as legendas serão obrigadas a ter três contas bancárias distintas para as movimentações do Fundo Partidário, das doações de campanha e de outros recursos.

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou uma resolução que põe fim ao sigilo bancário dos partidos políticos. De acordo com a medida, as legendas serão obrigadas a ter três contas bancárias distintas para as movimentações do Fundo Partidário, das doações de campanha e de outros recursos.
As instituições financeiras serão obrigadas a enviar os extratos dessas contas à Justiça Eleitoral a cada trinta dias. E também identificar os autores dos depósitos. Até então, os partidos apresentavam demonstrativos contábeis, com extratos apenas em casos de auditorias. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, acredita que a medida é fundamental para a transparência, mas pondera que o TSE terá que se posicionar sobre a prestação de contas parcial.
O senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, também aposta na iniciativa como medida para ampliar a transparência. Ele destaca, no entanto, que a medida não é suficiente para acabar com a corrupção.
Pela resolução do TSE, todas as prestações de contas dos diretórios nacionais deverão ser feitas em formato eletrônico a partir de 2016.
Fonte: RADIO SENADO
-
Ceará2 dias atrásZenir recusou propostas de compra de Magazine Luiza e Casas Bahia, afirma direção
-
Brasil2 dias atrásFelca se pronuncia após críticas por vídeo sobre fobia social e bullying
-
Brasil2 dias atrásFelipe Neto se casa com Juliane Carvalho em cerimônia intimista no Rio de Janeiro
-
Brasil2 dias atrásEntidades orientam trabalhadoras domésticas a denunciar assédio eleitoral antes do segundo turno
-
Ceará5 horas atrásEleitor discute com presidente de seção e danifica urna eletrônica durante votação em Fortaleza
-
Ceará2 dias atrásVenda de bebidas alcoólicas será liberada no Ceará durante o segundo turno das eleições
-
Ceará2 dias atrásGalpões logísticos no Ceará têm 99% de ocupação e espaço disponível cai para 0,81%
-
Brasil5 horas atrásAbstenções podem ter impacto no resultado da disputa presidencial no segundo turno
