Ceará
Casos de rinovírus entre crianças e adoescentes, aumentam no Ceará
O Ceará foi um dos estados brasileiros que registrou aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças e adolescentes de até 14 anos nas últimas semanas.
O Ceará foi um dos estados brasileiros que registrou aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças e adolescentes de até 14 anos nas últimas semanas, conforme o boletim Infogripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na quinta-feira, 7. Dados da semana epidemiológica de 27 de outubro a 2 de novembro também indicam maior incidência de infecções graves na Bahia, Rio de Janeiro e Maranhão.
Além disso, em todas as faixas etárias, há crescimento de SRAG nos estados do Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco e Piauí, totalizando onze unidades da federação com sinais de aumento.
Entre as capitais, Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Manaus (AM), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI) e Vitória (ES) registraram aumento de ocorrências. A SRAG é uma complicação respiratória grave que pode causar dificuldades para respirar e queda na saturação de oxigênio.
O rinovírus, um agente viral altamente contagioso e causador de resfriados comuns, pode desencadear essa condição. Ele provoca sintomas como nariz entupido, espirros, tosse e indisposição.
Para prevenir a propagação do rinovírus, é essencial lavar as mãos regularmente, evitar tocar o rosto e manter boa higiene respiratória. Na maioria dos casos, os sintomas são leves, mas algumas situações podem evoluir para SRAG, especialmente entre crianças.
Desde o início do ano, mais de 72 mil casos de SRAG com exames positivos para algum agente viral foram registrados no Brasil. Nas últimas quatro semanas, a prevalência foi de 11% para influenza A, 11,1% para influenza B, 4,9% para vírus sincicial respiratório (VSR), 36,8% para rinovírus e 24,2% para coronavírus (causador da covid-19). Entre os casos que evoluíram a óbito, 56,3% estavam associados à covid-19, 16,3% à influenza A, 11,2% à influenza B, 0,5% ao VSR e 7,4% ao rinovírus.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

