Brasil
Instituto reivindica R$ 3 bilhões de redes sociais, por falta de limites no uso por menores
A Justiça de Minas Gerais analisará duas ações que reivindicam R$ 3 bilhões de filiais do TikTok, Kwai e Meta, movidas pelo Instituto de Defesa Coletiva. A entidade argumenta que não há recursos suficientes para evitar o uso indiscriminado das redes sociais por menores, conforme relatado pela Reuters.
As petições solicitam a implementação de mecanismos claros de proteção de dados e campanhas de conscientização sobre os riscos da exposição excessiva às mídias sociais. O instituto menciona diversas pesquisas que associam o uso de redes sociais a danos à saúde mental de crianças e adolescentes.
Entre os recursos propostos estão a proibição de criação de contas por menores, limites diários de uso, restrições à publicidade relacionada a influenciadores e jogos de azar, além da proibição de reprodução automática de conteúdos, como reels.
A 1ª Vara Cível da Infância e da Juventude da Comarca de Belo Horizonte informou à Reuters que, inicialmente, promoverá uma audiência de conciliação. O Ministério Público e as empresas envolvidas serão ouvidos antes da reunião, que ainda não tem data marcada.
O valor solicitado para indenização por danos morais coletivos será destinado a um fundo de proteção ao consumidor focado em crianças e adolescentes, além de projetos de prevenção à hiperconectividade nas plataformas digitais.
Além disso, foi informado que a nova “Conta Adolescente” do Instagram será lançada no Brasil em breve, limitando automaticamente quem pode contatar adolescentes e o conteúdo que eles visualizam. Menores de 16 anos poderão alterar as configurações apenas com autorização dos pais.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

