Ceará
Usinas eólicas e solares do Ceará aumentarão a distribuição de energia com novas linhas de transmissão
No dia 16 de outubro, foram ativadas no Sistema Interligado Nacional (SIN) uma subestação (SE) e quatro novas linhas de transmissão (LT) no Ceará, capazes de ampliar o escoamento da produção de energia na região Nordeste. Essas instalações interligam várias áreas da Região Metropolitana de Fortaleza, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
As novas adições incluem a SE 500/230 kilovolts (kV) Pacatuba, LT Pecém II/Pacatuba C, LT Fortaleza II/Pacatuba C e LT Pacatuba/Jaguaruana II C. Marcio Rea, diretor-geral do ONS, destaca que essas linhas de transmissão permitem aumentar significativamente a transferência de energia do subsistema Nordeste para o Sudeste e Centro-Oeste, principalmente através da geração de eletricidade por turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos.
“A ampliação das linhas de transmissão está em linha com a estratégia de aumentar a transferência de energia do Nordeste, maior produtor de energia limpa do País, para os demais subsistemas, em particular para o centro de carga que é o Sudeste. É uma situação na qual todos ganham,” declarou Marcio Rea.
Essa expansão é um passo importante para atender à crescente demanda por energia renovável no Brasil, além de fortalecer a rede elétrica e melhorar a eficiência energética. A integração de novas tecnologias de geração de energia sustentável, como a solar e a eólica, também contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e promove o desenvolvimento sustentável.
Os novos projetos de transmissão são parte de um esforço contínuo para modernizar a infraestrutura energética do país, garantindo que a energia produzida em áreas com alto potencial de geração seja distribuída de maneira eficiente para regiões com alta demanda. Isso não apenas melhora a confiabilidade do sistema elétrico, mas também cria oportunidades econômicas para as comunidades locais envolvidas na produção de energia.
Com a entrada em operação dessas novas instalações, o Ceará reafirma seu papel como um dos principais produtores de energia limpa do Brasil, contribuindo para a meta nacional de aumentar a participação de fontes renováveis na matriz energética do país. A continuidade desses investimentos é crucial para garantir que o Brasil mantenha sua liderança na produção e uso de energia sustentável.
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

