Brasil
A vacina nacional contra Mpox é atualmente uma prioridade da Rede Vírus
Desde a primeira emergência global por mpox há dois anos, a UFMG desenvolve uma vacina brasileira para prevenir a infecção. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) informou que essa iniciativa é uma prioridade da Rede Vírus, um comitê de especialistas em virologia.
No dia 14, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, declarou emergência em saúde pública devido ao aumento de casos e à nova variante na África. Este ano, o Brasil registrou 709 casos, nenhum pela nova variante. Em 2022, o Instituto Nacional de Saúde dos EUA doou à UFMG a semente do vírus da mpox, essencial para desenvolver o insumo farmacêutico ativo (IFA) da vacina. Atualmente, a pesquisa está na fase de aumento da produção para atender à demanda em grande escala.
A vacina brasileira é composta por um vírus semelhante ao da mpox, atenuado para não se multiplicar em humanos. Segundo a OMS, há duas vacinas contra a mpox: Jynneos, da Bavarian Nordic, recomendada para adultos, gestantes, lactantes e pessoas com HIV, e ACAM 2000, da Emergent BioSolutions, que tem mais contraindicações e efeitos colaterais por conter o vírus ativo.
O segundo imunizante é o ACAM 2000, produzido pela farmacêutica norte-americana Emergent BioSolutions. No entanto, ele apresenta várias contraindicações e mais efeitos colaterais, pois é composto pelo vírus ativo, o que o torna menos seguro, de acordo com a avaliação do próprio MCTI. Com a emergência global, o Ministério da Saúde negocia a compra de 25 mil doses da Jynneos com a Opas. Desde 2023, quando a Anvisa aprovou o uso provisório, o Brasil recebeu cerca de 47 mil doses e aplicou 29 mil.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

