Curiosidades
A espanhola considerada a pessoa mais velha do mundo, María Branyas morre aos 117 anos
A espanhola María Branyas Morera, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, faleceu aos 117 anos após sobreviver a guerras e pandemias, informou sua família nesta terça-feira, 20. “María Branyas nos deixou”, escreveu a família na conta da idosa na rede social X (antigo Twitter). “Morreu como desejava: enquanto dormia, tranquila e sem dor”.
“Há alguns dias, ela nos disse: um dia irei embora. Não voltarei a provar o café, nem tomar iogurte (…) Deixarei de existir neste corpo. Um dia que desconheço, mas que está muito perto, esta longa viagem terá acabado”, compartilhou a família em sua mensagem. Na mesma conta, Branyas antecipou na segunda-feira que o momento da morte estava próximo.
Branyas era a pessoa mais velha do mundo, segundo o Grupo de Investigação Gerontológica dos Estados Unidos (US Gerontology Research Group) e o livro Guinness dos recordes. Ela sobreviveu à pandemia de gripe de 1918 (também chamada gripe espanhola), a duas guerras mundiais, à guerra civil espanhola e à Covid-19, que contraiu pouco depois de completar 113 anos em 2020, e da qual se recuperou totalmente em poucos dias.
Uma equipe da Universidade de Barcelona estudou seu DNA para tentar determinar as causas de sua longevidade. Em uma entrevista publicada em outubro de 2023 pelo jornal espanhol ABC, um dos pesquisadores, Manel Esteller, ficou surpreso com a saúde de Branyas. “Ela estava completamente lúcida. Lembrava nitidamente de episódios de quando tinha apenas quatro anos e não apresentava nenhuma doença cardiovascular, comum em pessoas de idade avançada. Seus únicos problemas eram de mobilidade e de audição. É inacreditável”, explicou o acadêmico de Genética.
-
Ceará2 semanas atrásElmano de Freitas anuncia novo parque industrial calçadista no Ceará com investimento de R$ 40 milhões e previsão de 800 novos empregos
-
Iguatu2 semanas atrásConfira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SINE/IDT Iguatu nessa quarta-feira, 29
-
Esportes2 semanas atrásPerícia determina que CBF pague R$ 75 milhões ao Icasa por erro ocorrido em 2013
-
Noticias2 semanas atrásCorredores relatam agressões cometidas por mulher moradora de rua na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza
-
Curiosidades2 semanas atrásAstrofotógrafo registra a “Galáxia do Coração” em imagem de alta qualidade
-
CeLelebridades7 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias1 semana atrásColisão entre caminhões causa incêndio e explosões na BR-222, no Ceará
-
Noticias2 semanas atrás16 trabalhadores são salvos de exploração análoga à escravidão em obra na Grande Fortaleza

