Brasil
Número de golpes virtuais está aumentando e assaltos à mão armada diminuíram
O número de golpes virtuais está aumentando no Brasil. Entre 2022 e 2023, esses crimes cresceram quase 14%, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em contrapartida, os assaltos à mão armada diminuíram no mesmo período.
Com o uso crescente de redes sociais e celulares, os criminosos têm encontrado novas maneiras de enganar as pessoas. “Recebi uma mensagem no WhatsApp dizendo ser meu filho. O número tinha a foto dele e ele dizia que estava com problemas de acesso à conta e pediu dinheiro emprestado. Transferi na hora e perdi 7 mil reais”, relatou uma vítima que preferiu não se identificar.
Dados da 18ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que quase 2 milhões de estelionatos foram registrados em 2023, o que equivale a um golpe a cada 16 segundos no Brasil. Guilherme Menescal é uma das vítimas recentes. “Alguém usou uma foto do meu Instagram no perfil do WhatsApp e pediu ajuda ao meu personal trainer com um Pix, fingindo ser eu. Meu personal percebeu que não era meu número e me enviou um print da conversa. Imediatamente, postei no meu Instagram avisando que não era eu”, explicou.
As penas para estelionato comum variam de 1 a 5 anos de prisão, enquanto fraudes eletrônicas podem resultar em 4 a 8 anos de reclusão. O advogado criminalista Bruno Queiroz destacou a necessidade de investir em tecnologia e inteligência para combater esses crimes. “É importante que a polícia civil invista em tecnologia e inteligência para combater esse tipo de criminalidade. É muito mais difícil, pois o criminoso não está no local onde o crime ocorreu. As pessoas precisam estar mais atentas, desconfiar de grandes promoções e preços muito abaixo do mercado”, afirmou.
A pesquisa também revela que os roubos de rua estão diminuindo, sendo substituídos por estelionatos. Entre 2022 e 2023, houve uma redução em seis tipos de roubo, incluindo roubos a estabelecimentos comerciais, residências, transeuntes, cargas, veículos e celulares.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

