Ceará
Quase 50 mil casos a mais da ‘virose da mosca’, foram registrados no Ceará este ano
“Durante a quadra chuvosa e em um ambiente mais úmido no início do ano, o estado do Ceará enfrenta um aumento em diversas enfermidades, incluindo as doenças diarreicas agudas (DDA), popularmente conhecidas como ‘virose da mosca’. Essas doenças afetam o sistema gastrointestinal. No entanto, neste ano, o estado registrou um aumento de 50% em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando quase 50 mil casos adicionais.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), entre as semanas epidemiológicas 1 e 15 deste ano (até 13 de abril), foram notificados 137.853 casos de DDA. No mesmo intervalo de tempo em 2022 e 2023, foram cerca de 90 mil casos em cada ano. Esse número também é o maior desde 2020.
Além disso, houve um crescimento nos surtos de DDA, passando de 7 para 11 ocorrências neste ano. A médica Vanuza Chagas explica que durante o período chuvoso, os maus hábitos de higiene e as condições sanitárias precárias contribuem para a propagação dessas doenças, especialmente em aglomerações de pessoas.
As doenças diarreicas agudas podem ser causadas por diferentes microrganismos infecciosos, como bactérias, vírus e outros parasitas, incluindo protozoários. Geralmente, essas infecções são adquiridas por meio do consumo de água, alimentos, objetos ou contato com pessoas contaminadas.”
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais
-
Mundo6 dias atrásSenado dos Estados Unidos barra proposta para restringir poderes de Donald Trump na guerra contra o Irã

