Brasil
Deputada denuncia racismo algorítmico em arte gerada por inteligência artificial
A presidenta da CPI do Reconhecimento Fotográfico nas Delegacias, a deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ), denuncia o racismo algorítmico nas plataformas de inteligência artificial. Ela relatou que, ao criar uma arte baseada em sua descrição pessoal, recebeu uma ilustração racista.
A ilustração mostrava uma mulher negra com uma arma na mão em uma favela. Renata Souza afirmou que isso prova que as inteligências artificiais são preconceituosas e associam as pessoas negras à violência.
Ela disse que nunca mencionou armas ou violência em sua descrição, apenas que era uma mulher negra em uma favela. Ela criticou a lógica de criminalização das pessoas negras que vivem em favelas e periferias, que também está presente nos algoritmos.
Ela disse que, como presidenta da CPI, já constatou que as inteligências artificiais e faciais usam algoritmos racistas, que identificam o negro, o pobre e o jovem como possíveis criminosos.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

