Mundo
Mulher paralisada após AVC volta a ‘falar’ por IA
Após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que ocorreu há 18 anos, uma mulher com paralisia conseguiu estabelecer comunicação utilizando um implante cerebral que converte sinais cerebrais em palavras e expressões faciais, exibindo-as em um computador.
Ann Johnson, de 47 anos, originária do Canadá e ex-professora de matemática, sofreu um AVC em 2005, cujas causas permanecem desconhecidas até hoje. Como resultado do AVC, Johnson ficou gravemente paralisada, e foram necessários anos de terapia para que ela conseguisse recuperar suas expressões faciais e realizar tarefas simples, como sorrir e chorar.
Há aproximadamente dois anos, Johnson se deparou com uma notícia sobre um paciente com paralisia que havia sido auxiliado por um grupo de cientistas e médicos da Universidade da Califórnia na tradução de seus sinais cerebrais em texto.
O dispositivo é notável por ser o primeiro a reconhecer os sinais cerebrais e convertê-los em expressões faciais e discurso.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

