Brasil
Semana de quatro dias de trabalho será testada no Brasil
O Brasil vai participar de um projeto-piloto global que propõe a redução da jornada de trabalho para 32 horas semanais, sem diminuir o salário. A partir de novembro, 20 empresas brasileiras vão adotar a semana de quatro dias de trabalho e avaliar os impactos na produtividade e na qualidade de vida dos funcionários.
O projeto tem três opções de arranjo: folgar na segunda-feira, folgar na sexta-feira ou trabalhar menos horas todos os dias. O objetivo é seguir a lógica do “100 – 80 – 100“, que significa: 100% do salário; 80% do tempo e 100% da produtividade.
O período de teste vai durar seis meses, ao final dos quais cada empresa poderá decidir se mantém ou não o novo modelo de trabalho. O projeto é coordenado por uma organização internacional chamada 4 Day Week Global, que já realizou experiências semelhantes em outros países.
Para garantir os direitos dos trabalhadores, as empresas que participam do projeto estão negociando com os sindicatos os acordos coletivos que regulamentam a semana de quatro dias de trabalho. A expectativa é que essa mudança traga benefícios tanto para os empregados quanto para os empregadores.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

