Brasil
Falha apontada por PL não altera resultado da eleição, dizem especialistas
A falha no chamado “arquivo log de urnas”, apontada pelo partido do presidente Jair Bolsonaro (PL), não tem relevância para o resultado das eleições, de acordo com professores e especialistas em tecnologia da informação consultados pelo UOL.
O argumento do PL se baseia num erro em urnas antigas que, sozinho, não impede a identificação dos equipamentos e não anula votos contidos nelas. O relatório do PL informa, de fato, um problema técnico existente nas urnas antigas — mas a legenda só contesta o resultado do segundo turno, que deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Cinco especialistas em tecnologia da informação ouvidos pela reportagem afirmam, no entanto, que esse problproblema não é suficiente para impedir que as urnas sejam localizadas e identificadas pelos arquivos de “log” —- registros com dados dos equipamentos.
O pedido do PL já foi rebatido pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, que cobrou que o partido apresente dados também sobre o primeiro turno — isso porque as urnas questionadas pelo PL foram usadas nos dois turnos da eleição. Ao questionar somente o segundo turno, o PL deixa de fora os votos que garantiram uma bancada de 99 deputados federais e oito senadores.
O que diz o relatório do PL sobre o código de identificação?
Na representação apresentada hoje ao TSE, o partido alega que todas as urnas dos modelos anteriores a 2020 aparecem com o mesmo número de identificação no Log de Urna, quando deveriam apresentar um número individualizado. O problema apontado pode ser verificado nas consultas aos arquivos de Log de Urna no site de Resultados do TSE, mas de acordo com especialistas, não interfere na totalização de votos nem no resultado da eleição.
Segundo o professor Ivar Hartman, professor e pesquisador do Insper, ex-coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutor em direito público pela Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o questionamento sobre o código “ID_UE” não tem relevância. “Estando incorreta, não torna o cálculo dos votos errado”, disse ele ao UOL. “Apenas afeta auditoria. De qualquer forma, não importa o código da urna.”
Fonte: UOL
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

