Mundo
‘Carro voador’ chinês faz 1º voo público; aeronave poderá alcançar 130 km/h
Um “carro voador” construído pela fabricante chinesa de produtos eletrônicos XPeng AeroHT fez o seu primeiro voo público nesta terça-feira (11). O teste foi realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em preparação para lançar a aeronave em vários países.
O X2 é um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL). Ele tem espaço para dois passageiros e é impulsionado por oito motores com hélices, duas em cada canto do veículo.
A aeronave alcança 130 km/h e tem 35 minutos de autonomia, de acordo com a fabricante. A empresa afirma ainda que o veículo pesa 560 kg quando está vazio e é capaz de decolar pesando até 760 kg.
O eVTOL possui quatro baterias independentes, o que lhe permite pousar em segurança se uma delas falhar. Ele também foi projetado para acionar paraquedas em caso de emergência e manter contato com um centro de comando durante a viagem.
O voo de teste não tripulado de 90 segundos em Dubai foi descrito por seu fabricante como uma “base importante para a próxima geração de carros voadores.”
“Estamos indo passo a passo para o mercado internacional”, disse Minguan Qiu, gerente geral da XPeng AeroHT. “Selecionamos primeiro Dubai porque é a cidade mais inovadora do mundo.”
Fonte: G1
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

