Ceará
Trio é preso por extração ilegal de areia no interior do Ceará
Três homens extraindo areia, sem autorização legal, foram flagrados por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) às margens da BR-020, em Caridade, no interior do Ceará. “A prática, aparentemente inofensiva, é crime ambiental por causar danos ao leito de rios e é tipificada como crime contra o patrimônio da União”, informa a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O crime foi registrado na manhã da última quinta-feira (1º). O carregamento foi extraído de forma ilegal e não apresentava nota fiscal.
O motorista indicou o local da extração. Os policiais localizaram o ponto da retirada da areia em um lugarejo de nome Ipueira dos Gomes, em Caridade. No local, que fica às margens do Rio Camarão, um grupo de pessoas estaria efetuando extração irregular de areia.
Três homens envolvidos na atividade foram encaminhados para a Polícia Federal em Fortaleza, “onde será investigada a prática do crime contra o patrimônio pertencente à União de usurpação de bem ou matéria-prima, e do crime ambiental de executar lavra ou extração de recursos minerais sem autorização da Agência Nacional de Mineração”.
Em agosto deste ano, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão com “objetivo de combater extração irregular de arenito e areia no município de Missão Velha”.
Dez policiais federais atuaram em locais de lavras de materiais minerais que vinham sendo utilizadas por empresários da região do Cariri, havendo indícios de ausência de licenças ambientais necessárias ao exercício da atividade. As buscas tiveram como objetivo paralisar as atividades que vinham provocando assoreamento das margens do Riacho Seco, que recebe águas do projeto de transposição do Rio São Francisco.
Fonte: GCmais
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

