Mundo
Obama: avião foi alvo de míssil disparado de região controlada por separatistas
[caption id="attachment_13652" align="alignnone" width="600"]
Foto: Divulgação[/caption]
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ontem (18) que ainda é cedo para dizer quem causou a queda do voo MH17, da Malaysia Airlines, no Leste da Ucrânia, e quais eram suas intenções.

Foto: Divulgação
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ontem (18) que ainda é cedo para dizer quem causou a queda do voo MH17, da Malaysia Airlines, no Leste da Ucrânia, e quais eram suas intenções.
No entanto, Obama acrescentou que as informações existentes lhe dão confiança para afirmar que um míssil disparado de um território controlado por separatistas pró-Rússia atingiu a aeronave, que levava 298 pessoas.
Ele criticou a falta de atitude da Rússia em busca da paz na região. “A Rússia tem o poder de levar os separatistas para uma posição diferente, tem a maior parte do controle sobre essa formação, mas até o momento preferiu não exercer”, disse Obama em pronunciamento à imprensa na Casa Branca.
O presidente destacou que, sem o apoio do governo russo, os separatistas não teriam a artilharia disponível, que já derrubou aeronaves militares, e poderiam negociar um rearranjo político na Ucrânia.
Obama reforçou que os ucranianos, rebeldes e russo precisam aderir a um cessar-fogo imediatamente para evitar mais tragédias e buscar o caminho da paz. Segundo ele, a Ucrânia iniciou esse processo, mas a Rússia se recusou a tomar os passos necessários e continua armando os rebeldes e desrespeitando o território ucraniano, que perdeu, no início do ano, o controle sobre a estratégica Península da Crimeia.
O presidente dos EUA lembrou que, entre os passageiros do voo abatido por um míssil, havia cerca de 100 pesquisadores que estavam viajando para um congresso sobre aids na Austrália. “Esses eram homens e mulheres que dedicaram suas vidas a salvar outras, e que foram tirados de nós em um evento sem razão”, disse. “Suas mortes são uma atrocidade de proporções indescritíveis”, completou.
Fonte: AGENCIA BRASIL
-
Ceará20 horas atrásEleitor discute com presidente de seção e danifica urna eletrônica durante votação em Fortaleza
-
Ceará3 dias atrásZenir recusou propostas de compra de Magazine Luiza e Casas Bahia, afirma direção
-
Brasil3 dias atrásFelca se pronuncia após críticas por vídeo sobre fobia social e bullying
-
Brasil3 dias atrásEntidades orientam trabalhadoras domésticas a denunciar assédio eleitoral antes do segundo turno
-
Ceará3 dias atrásVenda de bebidas alcoólicas será liberada no Ceará durante o segundo turno das eleições
-
Brasil3 dias atrásFelipe Neto se casa com Juliane Carvalho em cerimônia intimista no Rio de Janeiro
-
Ceará3 dias atrásGalpões logísticos no Ceará têm 99% de ocupação e espaço disponível cai para 0,81%
-
Brasil19 horas atrásAbstenções podem ter impacto no resultado da disputa presidencial no segundo turno
