Iguatu
Maior vergonha de Iguatu vista de cima
[caption id="attachment_10459" align="alignleft" width="631"]
Vista aérea do lixão de Iguatu[/caption]Instalado em 1989, o Lixão de Iguatu é uma das maiores vergonhas do município. O Lixão, claramente, está saturado.

Vista aérea do lixão de Iguatu
A população local é a mais prejudicada, principalmente as que tem problemas alérgicos e respiratórios. Localizado no Bairro Chapadinha, Rodovia CE 282, entrada e saída para o vizinho município do Icó. Além da fumaça tóxica que em alguns dias invade a cidade, outro grave problema é a contaminação do solo e do lençol freático.

O lixão recebe toneladas de lixo diariamente
Próximo ao Lixão pode-se perceber a presença de alguns pequenos açudes. À noite quando a fumaça chega ao seu momento mais crítico os bairros mais afetados são: A Vila Cajazeiras, Vila Moura, Vila Neuma e Alto do Jucá. A fumaça que sai do lixão atrapalha e prejudica os motoristas. Em alguns momentos a visibilidade na rodovia é quase zero.
Como não há coleta seletiva de lixo, o lixão recebe detritos orgânicos e inorgânicos.São toneladas de lixo depositadas diariamente no lixão. A situação do lixão piorou na última década. Em 2002 a Prefeitura de Iguatu anunciou a compra de um terreno para a construção do aterro sanitário, mas o mesmo foi embargado pela Justiça. Falta sensibilidade e liderança política para resolver o problema.
No atual lixão alguns catadores instalaram pequenos barracos, onde eles passam a maior parte do dia, alguns tiram daqui o seu próprio sustento. Passados 12 anos, o Lixão continua assim, o cartão postal da cidade, envergonhando quem chega e quem sai de Iguatu.
-
Noticias15 horas atrásNordeste supera o Sul e se torna a segunda região do país em gestão de patrimônio, com R$ 60,5 bilhões
-
Brasil15 horas atrásDenúncias de assédio eleitoral no trabalho aumentam mais de 75% após segundo turno
-
Brasil15 horas atrásAnvisa aprova cinco novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade no Brasil
-
Brasil15 horas atrásEscolas públicas têm até sábado para regularizar pendências e garantir recursos federais
-
Mundo14 horas atrásGaroto de 13 anos percorre 4 km no mar e aciona resgate para salvar familiares
-
Brasil15 horas atrásAnatel determina biometria facial obrigatória para usuários de telefonia móvel a partir de 2027
-
Noticias11 horas atrásFAJI conclui gravações da websérie Iguatu em Arte e Cultura
