Iguatu

Maior vergonha de Iguatu vista de cima

[caption id="attachment_10459" align="alignleft" width="631"]Vista aérea do lixão de Iguatu[/caption]Instalado em 1989, o Lixão de Iguatu é uma das maiores vergonhas do município. O Lixão, claramente, está saturado.

Published

on

Vista aérea do lixão de Iguatu

Instalado em 1989, o Lixão de Iguatu é uma das maiores vergonhas do município. O Lixão, claramente, está saturado.

A população local é a mais prejudicada, principalmente as que tem problemas alérgicos e respiratórios.  Localizado no Bairro Chapadinha, Rodovia CE 282, entrada e saída para o vizinho município do Icó. Além da fumaça tóxica que em alguns dias invade a cidade, outro grave problema é a contaminação do solo e do lençol freático.

O lixão recebe toneladas de lixo diariamente

Próximo ao Lixão pode-se perceber a presença de alguns pequenos açudes. À noite quando a fumaça chega ao seu momento mais crítico os bairros mais afetados são: A Vila Cajazeiras, Vila Moura, Vila Neuma e Alto do Jucá. A fumaça que sai do lixão atrapalha e prejudica os motoristas. Em alguns momentos a visibilidade na rodovia é quase zero.

Como não há coleta seletiva de lixo, o lixão recebe detritos orgânicos e inorgânicos.São toneladas de lixo depositadas diariamente no lixão. A situação do lixão piorou na última década. Em 2002 a Prefeitura de Iguatu anunciou a compra de um terreno para a construção do aterro sanitário, mas o mesmo foi embargado pela Justiça. Falta sensibilidade e liderança política para resolver o problema.

No atual lixão alguns catadores instalaram pequenos barracos, onde eles passam a maior parte do dia, alguns tiram daqui o seu próprio sustento. Passados 12 anos, o Lixão continua assim, o cartão postal da cidade, envergonhando quem chega e quem sai de Iguatu.

EM ALTA

Sair da versão mobile