Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Tecnologia

95% dos aplicativos para crianças contêm publicidade. E muitas são inadequadas

Publicado

on

Mesmo em uma escala menor se comparado aos adultos, as crianças usam celulares, principalmente, para vídeos e jogos. E seus dados de consumo são muitíssimo interessantes para as empresas que criam aplicativos e, consequentemente, também desenvolvem publicidade direcionadas a elas. Com isso, um estudo realizado por pesquisadores do hospital pediátrico CS Mott, da Universidade de Michigan apontou que 95% dos aplicativos de Android para crianças menores do que cinco anos trazem anúncios, ainda que, abaixo de oito anos, elas não consigam diferenciar publicidade de outro tipo de conteúdo,

A pesquisa, publicada no Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics , revela que os jogos são frequentemente interrompidos por pop-ups com anúncios que podem enganar, distrair e não são apropriados para o público infatil. Para chegar a essa conclusão, a equipe de pesquisadores testouos 135 aplicativos mais populares voltados para crianças menores de cinco anos na Play Store.

Pesquisas anteriores avaliaram o conteúdo educacional de vários aplicativos infantis. No entanto, há poucos estudos sobre anúncios embarcados nos apps para o público infantil. A publicidade, além de distrair as crianças, pode ser prejudicial à saúde. “Publicidade tem sido associada com comportamentos alimentares pouco saudáveis, o que pode causar a obesidade”, explica Marisa Meyer, co-autora do estudo.

100% dos aplicativos gratuitos analisados continham anúncios, uma taxa que cai para 88% quando se analisou os apps pagos. O resultado do estudo é preocupante. “Isso afeta negativamente as crianças de famílias de baixa renda, que são mais propensas a baixar jogos gratuitos, cheios de anúncios que, além de persuasivos, podem ser inadequados”, diz Meyer.

Em 54% dos aplicativos gratuitos o jogo é interrompido por vídeos publicitários que, às vezes, não podem ser fechados imediatamente, e obriga o usuário a vê-los inteiros. Além disso, se você tentar fechá-los pressionando em qualquer lugar do anúncio em vez do pequeno “X”, uma janela do Google Play será aberta para baixar outro aplicativo. Jenny Radesky, também co-autor do estudo, informa que esses banners são maliciosos: “O pequeno ‘X’ só aparece depois de 20 segundos. E, no caso de uma criança de 4 ou 5 anos, ela pode pensar que o anúncio é parte do jogo e ela não sabe o que fazer. Logo, há grandes chances da publicidade ser clicada, direcionando o usuário para loja de aplicativos”. A pesquisa também encontrou publicidade inapropriada para crianças, como o app de compras Wish, que contém itens para adultos.

Aplicativos que incentivam a comprar

Em 46% dos apps analisados, a publicidade induz o usuário a baixar a versão paga dos mesmos, para desbloquear novos níveis d jogo, evitar novos anúncios ou obter conteúdos. É o caso do My Caterpillar, um aplicativo no qual você tem que cuidar de uma lagarta e cuja versão paga permite que o animal brinque com balões ou brinquedos inacessíveis na edição gratuita.

30% dos aplicativos incentivam os jogadores a comprar vidas extras ou pagar para acessar mais personagens ou locais. Por exemplo, em Olá Kitty Lunchbox, o usuário pode adquirir diferentes alimentos ou artigos decorativos para o saco de comida do personagem. E mesmo no caso de jogos educacionais, como o caso de Masha e o Urso, a maioria dos mini jogos está bloqueada até que o usuário faça a compra.

Os protagonistas de 65% dos apps analisados são de personagens famosos de franquias ou desenhos animados. Bons exemplos são o app Livro de Colorir Hello Kitty e os jogos LEGO Duplo Town e Patrulha Canina.

Bom, mas qual o inconveniente na cobrança? Afinal, mesmo jogos envolvem conhecimento e tempo para serem desenvolvidos e devem ser cobrados. E aí é que entra a psicologia infantil de entender como funciona a mente das crianças. Os pesquisadores apontam que o problema é que esses personagens são familiares para o público infantil. Elas desenvolvem relacionamentos emocionais e de confiança com eles e prestam mais atenção ao que lhes dizem. Se, por exemplo, um personagem diz a uma criança que uma missão não foi realizada porque uma compra não foi feita, isso pode afetá-la emocionalmente.

Além de incentivar os usuários a gastar dinheiro, 28% dos aplicativos analisados incentivam os usuários a avaliá-los no Google Play e compartilhar seu progresso ou pontuações em redes sociais como o Facebook. E no que se refere a essas práticas, as crianças também são mais suscetíveis que os adultos, dizem os pesquisadores. Portanto, eles argumentam que a maneira pela qual a versão paga é promovida é “antiética”, já que a criança pode dar uma nota alta para o app que tem o personagem de sua preferência.

A American Academy of Pediatrics recomenda a eliminação de anúncios em aplicativos voltados para crianças menores de cinco anos. Os pesquisadores acreditam que é preciso uma lei para o assunto porque os menores não estão cientes de que suas preferências são feitas por influências de publicidade. “É necessário um debate sobre como equilibrar as necessidades dos anunciantes e os direitos das crianças”, explicam os pesquisadores no estudo.

Além disso, Meyer também defende que as lojas de aplicativos podem ajudar a mudar esse cenário. Elas podem, por exemplo, dar mais destaque aos aplicativos infantis de maior qualidade, tornando-os mais visíveis e mais acessíveis para pais e filhos.

Alguns aplicativos solicitam acesso à localização e à câmera

Além da publicidade em excesso, os apps voltados ao público infantil trazem outro agravante: muitos deles solicitam acesso à localização e à câmera, algo considerado perigoso. E 88% dos usuários aceitam os termos e condições na Internet sem lê-los.

Além disso, segundo os pesquisadores, eles não solicitam o consentimento dos pais, o que era fácil fazer, bastando para isso solicitar uma senha que somente o adulto tenha. Nos EUA, existe uma lei federal que proíbe coletar dados de localizações de crianças. No entanto, mesmo assim, a pesquisa mostra que 4,4% dos apps direcionados ao público infantil, executa esse tipo de ação, entre eles, os já citados nessa matéria: Masha e o Urso e Livro de Colorir Hello Kitty.

Alguns detalhes podem parecer exagerados, mas sabemos que para obter vendas nesse acirrado mercado de aplicativos, as empresas não medem esforços. E as crianças estão inclusas nessa estratégia.

Fonte: Olhar Digital

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos17 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias18 horas atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias18 horas atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos18 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu18 horas atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias4 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias4 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias4 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu5 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias5 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias5 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias5 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias6 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias6 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias6 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos6 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades7 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia7 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias7 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo7 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.