Connect with us

Ceará

22 mil alunos abandonaram ensino fundamental no Ceará

Publicado

on

De 2019 até maio de 2021, 22.193 estudantes abandonaram o ensino fundamental municipal no Ceará. O número é da plataforma de Busca Ativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e reflete em grande parte o impacto da pandemia de Covid-19. Como parte das estratégias para conter a pandemia do novo coronavírus, autoridades sanitárias pelo mundo orientaram a suspensão de aulas presenciais, o que criou dificuldades para continuidade dos estudos sobretudo de crianças e adolescentes mais pobres e sem acesso a recursos tecnológicos.

Destes mais de 22 mil estudantes, 12.001 estão sendo acompanhados pelas escolas. Juazeiro do Norte, Itapipoca e Caucaia apresentam os maiores números. São 2.018, 1.054 e 1.042 alunos fora da escola em cada um desses municípios, respectivamente.

A plataforma de Busca Ativa permite que os promotores do Ministério Público Estadual (MPCE) e os conselheiros tutelares, além dos gestores, acompanhem a situação de evasão escolar. A falta não justificada resulta em alerta aos gestores escolares, conselheiros tutelares e promotores de Justiça.

O motivo mais comum apontado para a evasão é por a escola ou os estudos serem considerados desinteressantes. Mudanças frequentes de domicílio, viagem ou deslocamentos são outra das razões. O fato de crianças ou adolescentes estarem em situação de rua é outra razão apontada para milhares estarem fora da escola no Ceará, de acordo com a plataforma.

Estarem em conflito com a lei, terem doença ou alguma deficiência física, mental, intelectual ou sensorial são outras razões elencadas. Dependência química, sofrerem abuso, gravidez na adolescência, trabalho infantil e violência na família, na escola ou no território onde vivem também são fatores. E há crianças que deixam de frequentar escola por falta de documentação ou de transporte escolar.

De acordo com a procuradora de Justiça e secretária executiva do Centro de Apoio Operacional da Educação do MPCE, Elizabeth Almeida, o órgão tem se reunido com gestores municipais e conselheiros tutelares para treinamentos sobre o uso da plataforma.

O aluno detectado fora da escola passa a ser acompanhado por um ano pelos profissionais da escola. Durante esse ano, o desenvolvimento desses alunos é acompanhado, assim como nível de aprendizagem. Na rede municipal de ensino de Fortaleza, foram identificados 525 alunos em situação de evasão.

“Essas crianças que abandonaram e não retornaram são a grande preocupação que a gente tem. Nossa meta é que as crianças que não concluíram em 2020, retornem em 2021 e que as que estão em 2021 não abandonem a escola e que todas que estavam fora da escola até 2019 sejam localizadas”, pontua Rui Aguiar, representante do Unicef no Ceará.

Ele acrescenta que a previsão é que uma quantidade muito grande de alunos tenha abandonado a sala de aula durante a pandemia. Segundo dados preliminares, com base no Sistema de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza, em 2020, os dados referentes ao abandono caíram para 0,1%. Em 2019, esse número era de 0,4%.

A SME informou, por nota, que foi assinado termo de cooperação técnica que tem por objeto a implementação de ações conjuntas entre a pasta, a Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e do Desenvolvimento Social e Secretaria Estadual da Educação (Seduc) para que assegurem, de forma permanente, a Busca Ativa de crianças e jovens fora da escola na rede municipal e na rede estadual em Fortaleza, e promovam os encaminhamentos e atendimentos pertinentes a cada instituição, com o acompanhamento do Ministério Público do Ceará.

A SME ressalta que, em 2020, a Prefeitura identificou 196 alunos fora da escola, dos quais 174 encontram-se matriculados em 2021, 18 foram transferidos para outras redes e 4 não foram matriculados. As principais causas do abandono, conforme levantamento da SME, são questões econômicas, conflitos sociais e familiares e gravidez na adolescência.

Estudantes mentalmente adoecidos
De acordo com a pesquisa IPEC Unicef sobre os impactos primários e secundários da Covid-19 em Crianças e Adolescentes, lançada em junho deste ano, 56% dos adultos disseram que algum adolescente da casa apresentou um ou mais sintomas relacionados à saúde mental. Entre os sintomas de transtornos mentais apresentados pelos adolescentes estão: mudanças repentinas de humor e irritabilidade (29%), alterações no sono como Insônia ou excesso de sono (28%), diminuição do interesse em atividades rotineiras (28%), preocupações exageradas com o futuro (26%) e alterações no apetite (25%).

Além disso, 55% relataram que os hábitos alimentares da casa mudaram durante a pandemia. Entre esses, 49% das famílias com crianças e adolescentes passaram a consumir menos frutas e verduras no período.

Em relação ao acesso ao material de aula, os principais canais às atividades são Whatsapp (71%) e material impresso (69%). Nas famílias com renda de até um salário mínimo, 65% dos estudantes usam exclusivamente o celular para as aulas.

Por nota, a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza destaca as estratégias que foram fortalecidas durante a pandemia e devem ser continuadas durante o retorno. A Célula de Mediação Social e Cultura de Paz, criada em 2013, possui o Projeto Escola Mediadora que Promove a Paz (Empaz). A iniciativa tem o objetivo de prevenir a violência e promover a resolução pacífica dos conflitos escolares de modo a criar um ambiente pedagógico seguro, acolhedor e propício ao crescimento intelectual.

Em 2020, a Prefeitura contratou profissionais psicólogos e implantou o Serviço de Psicologia Escolar na Rede Municipal, que possibilita o atendimento a estudantes, seus familiares e profissionais da Rede de Ensino, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem, escuta, orientação e fortalecimento dos vínculos e bem-estar da comunidade escolar. Entre outras ações, o serviço conta com o Plantão Psicológico Escolar (PPE) que ocorre de terça a quinta, nos turnos manhã (8h às 11h) e tarde (14h às 17h), pelo telefone: (85) 3459 6996.

O projeto Academia do Professor realiza o Grupo de Apoio à Saúde Mental dos professores em tempos de Pandemia, encontros virtuais com o objetivo de trocar experiências, além de dar suporte social e psicológico neste período. Outra estratégia foi a disponibilização de atendimento psicológico aos profissionais da Educação que atuam na Rede Municipal de Ensino, através do projeto Sintonia.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará16 horas atrás

Expocrato 2024 inicia montagem de megaestrutura

Noticias22 horas atrás

Portugal reconhece, pela primeira vez, a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil

Noticias22 horas atrás

Mulher é arrastada por correnteza do Rio Jaguaribe, ao tentar atravessar passagem molhada

Ceará22 horas atrás

Aproximadamente um em cada três domicílios cearenses enfrentam algum grau de insegurança alimentar

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Iguatu2 dias atrás

Processo de Degradação Ambiental Ameaça a Lagoa da Bastiana em Iguatu

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Noticias4 dias atrás

Apenas 22% do público-alvo está vacinado contra a gripe

Videos4 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Noticias7 dias atrás

Aposta feita na cidade de Jucás, no Ceará, acertou cinco dezenas e levou o prêmio de R$ 49.552,51

Noticias7 dias atrás

Ceará é o décimo estado brasileiro com a maior proporção de cidadãos sem renda

Iguatu7 dias atrás

Terminal Intermodal e Porto Seco: Iguatu Mantém Esperanças e Corre Contra o Tempo

Brasil1 semana atrás

Dia dos Povos Indígenas, entenda a mudança do nome e história da data

Mundo1 semana atrás

Risco de uma nova guerra mundial existe, caso o conflito entre Israel e Irã se consolide

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Noticias1 semana atrás

Ministros do STF estão analisando decisão judicial sobre bloqueio nacional do WhatsApp

Ceará1 semana atrás

Quase 50 mil casos a mais da ‘virose da mosca’, foram registrados no Ceará este ano

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Ceará1 semana atrás

Ambulância atola em estrada de terra a caminho da casa de paciente em Acopiara

Ceará1 semana atrás

Enfermeira teria matado amante após engravidar e não querer que ele assumisse a criança no CE

Ceará1 semana atrás

Governador do Ceará se reúne com ministro de Minas e Energia sobre reclamações contra a Enel

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Colunas1 semana atrás

DIREITO E CIDADANIA: A CACHORADA E A SAÚDE PÚBLICA

Noticias1 semana atrás

Mulher foi conduzida à delegacia após levar um idoso morto em uma cadeira de rodas para tentar obter um empréstimo de R$ 17 mil

Ceará16 horas atrás

Expocrato 2024 inicia montagem de megaestrutura

Noticias22 horas atrás

Portugal reconhece, pela primeira vez, a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil

Noticias22 horas atrás

Mulher é arrastada por correnteza do Rio Jaguaribe, ao tentar atravessar passagem molhada

Ceará22 horas atrás

Aproximadamente um em cada três domicílios cearenses enfrentam algum grau de insegurança alimentar

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Iguatu2 dias atrás

Processo de Degradação Ambiental Ameaça a Lagoa da Bastiana em Iguatu

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Noticias4 dias atrás

Apenas 22% do público-alvo está vacinado contra a gripe

Videos4 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Noticias7 dias atrás

Aposta feita na cidade de Jucás, no Ceará, acertou cinco dezenas e levou o prêmio de R$ 49.552,51

Noticias7 dias atrás

Ceará é o décimo estado brasileiro com a maior proporção de cidadãos sem renda

Iguatu7 dias atrás

Terminal Intermodal e Porto Seco: Iguatu Mantém Esperanças e Corre Contra o Tempo

Brasil1 semana atrás

Dia dos Povos Indígenas, entenda a mudança do nome e história da data

Mundo1 semana atrás

Risco de uma nova guerra mundial existe, caso o conflito entre Israel e Irã se consolide

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Noticias1 semana atrás

Ministros do STF estão analisando decisão judicial sobre bloqueio nacional do WhatsApp

Ceará1 semana atrás

Quase 50 mil casos a mais da ‘virose da mosca’, foram registrados no Ceará este ano

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Ceará1 semana atrás

Ambulância atola em estrada de terra a caminho da casa de paciente em Acopiara

Ceará1 semana atrás

Enfermeira teria matado amante após engravidar e não querer que ele assumisse a criança no CE

Ceará1 semana atrás

Governador do Ceará se reúne com ministro de Minas e Energia sobre reclamações contra a Enel

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Colunas1 semana atrás

DIREITO E CIDADANIA: A CACHORADA E A SAÚDE PÚBLICA

Noticias1 semana atrás

Mulher foi conduzida à delegacia após levar um idoso morto em uma cadeira de rodas para tentar obter um empréstimo de R$ 17 mil

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 16/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 16/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 15/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 15/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 12/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 12/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 11/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 05/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 04/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/04/2024

EM ALTA