Mundo

Vulcão entra em erupção na Indonésia e mata 11 alpinistas

Published

on

Um vulcão na Indonésia entrou em erupção no domingo (3), matando 11 alpinistas e deixando 12 desaparecidos. O monte Marapi, um dos mais ativos do país, lançou cinzas e fumaça para o céu, cobrindo carros, estradas e aldeias próximas.

As autoridades iniciaram as operações de evacuação e resgate na região, que está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, uma área com 127 vulcões ativos. Uma equipe de 40 socorristas está na montanha, tentando encontrar os alpinistas desaparecidos. Três deles foram resgatados com vida, mas os outros ainda não foram localizados.

Segundo uma atualização divulgada nesta segunda-feira (4), 75 pessoas foram evacuadas da área afetada pela erupção e os feridos foram levados para o hospital. As autoridades alertaram sobre os riscos de fluxos de lava que podem atingir as estradas e os rios próximos.

Marapi é um dos vulcões mais ativos da ilha de Sumatra e já causou muitas mortes no passado. Em abril de 1979, 60 pessoas morreram em uma erupção. Após o último evento, as autoridades emitiram um novo alerta e proibiram todas as atividades dentro de um raio de três quilômetros do vulcão. Os moradores receberam máscaras e foram orientados a ficar em casa. As rotas de escalada e as trilhas também foram fechadas.

EM ALTA

Sair da versão mobile