Iguatu
Vila Gadelha receberá novo poço
[caption id="attachment_5724" align="alignleft" width="600"]
(Foto:Divulgação)[/caption]Foi firmado nessa terça (20) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Iguatu.

(Foto:Divulgação)
Algumas denúncias foram levadas ao MP através da Promotoria de Justiça tendo o seu representante na Comarca o Promotor Francisco das Chagas, o qual recebeu alguns moradores da Vila Gadelha, reclamantes de uma poluição ambiental relativa à água do poço que é fornecida que conteria um teor de ferro muito elevado, causando desconforto aos consumidores e temor de possíveis doenças pelo excesso do produto.
Anteriormente ao TAC assinado pelo promotor acima citado e o Superintendente do SAAE Sr. Edval Lavor, a equipe de reportagem da Rádio Mais FM, em abril do ano corrente, ouviu alguns residentes daquela comunidade onde os mesmos já relatavam uma coloração estranha (escura) e um sabor desagradável da água consumida. Em entrevista o Sr. Edival afirmou que: “Esse poço apresenta a ‘capa rosa’, como é popularmente conhecida, e o índice de ferro dele é um pouco alto e um pouco acima do que a comunidade estava acostumada a receber, esse padrão de ferro é analisado regularmente pelo nosso laboratório e não está acima do que é permitido pelo Ministério da Saúde”.
Após as reclamações, o MP pediu a presença do superintendente para firmar esse acordo onde o SAAE se comprometeu a suspender a partir de hoje (21) o fornecimento para a população do Gadelha da água do poço de manilha nº 04 instalado às margens do Rio Jaguaribe, por estar com teor de ferro 2,4 onde o limite permitido é de 0,8 tornando a água imprópria para consumo humano.
Conforme o documento, por sugestão do presidente da Associação dos Moradores, Sr. Mauro Cândido, o SAAE se compromete em até 20 dias perfurar um novo poço raso para atender as famílias daquela localidade.
Na ocasião foi apresentado um projeto de uma Estação de Tratamento e Desferrização a ser instalada na Vila Gadelha em até 06 meses a fim de solucionar em definitivo o fornecimento de água na comunidade.
A fiscalização do compromisso firmado será realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pelo Ministério Público.
O TAC foi assinado por Edival Lavor Couras, compromissário, Camila Gonçalves da S. Araújo, Advogada do SAAE, Mauro Cândido dos Santos, reclamante, Edileuza Alexandre Felix, reclamante e Francisco das Chagas da Silva, Promotor de Justiça.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

