Política
Vereadores de Iguatu aprovam reajuste para conselheiros tutelares e criação de cargos
A Câmara Municipal de Iguatu (CMI) aprovou, na sessão da terça-feira, 12, Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que reajusta o salário dos conselheiros tutelares de Iguatu. A mesma pauta incluía a criação de novos cargos. Outra mensagem que chegou a entrar nas discussões da casa autorizava a cobrança da dívida ativa do município por meio dos procuradores.
A única pauta aprovada no dia foi a que tratou da estrutura organizacional. A pauta estabelecia o reajuste dos subsídios dos membros titulares do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. A pauta previa ainda a criação de 43 novos cargos. As vagas poderão ser preenchidas nas áreas de supervisor, assessor executivo, e assessor especial.
A folha municipal pode ter ainda um custo anual de R$ 1.398.000,00. O líder oposicionista Lindovan Oliveira (PSD) demostrou-se contrário ao auto custo. “Não quero acreditar que esses cargos sirvam tão somente para lotar padrinhos políticos. Os conselheiros estão sendo usados nessa pauta como tripé para que por debaixo dos panos sejam criadas essas vagas”, discursou.
Para o vice-líder de governo Bandeira Jr. (MDB), o mais importante da pauta é a valorização dos cinco conselheiros titulares de Iguatu que possuíam os vencimentos defasados em relação ao que é pago nos demais municípios do estado. Sobre a criação de cargos, o melhor andamento administrativo e redefinição de organograma foi o que motivou a construção da pauta conforme afirmou o parlamentar. “Toda e qualquer gestão precisa se engrenar e colocar no seu estafe administrativo pessoas competentes”, disse.
A matéria passou mesmo com os votos contrários das duas bancadas de posição.
Acirramento
Durante a discussão do projeto, o vereador da base de oposição Edson Adriano (SD) revelou que, durante uma conversa, o vereador Bandeira Jr teria dito que estava com o prefeito Ednaldo Lavor (PDT) em suas mãos, por intermediar apoio de um deputado à gestão. E em troca teria autonomia de nomear mais 70 cargos na Prefeitura de Iguatu. Bandeira rebateu a denúncia do opositor. “Quem não diz o que não pode provar é mentiroso”, discursou, após os ânimos exaltados se acalmarem.
Dívida Ativa
Com a presença da procuradoria foi apresentado que o município possui mais de R$ 4 milhões a ser recolhido de seus contribuintes. A matéria foi retirada de pauta sob alegativa que o teor precisaria passar por revisão quanto ao repasse mínimo aos procuradores que são responsáveis pela cobrança. Houve consenso das bancadas que há ainda a necessidade de escalonamento de faixas de renda e cobrança.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

