Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Vacina de lotes suspensos provoca morte de 20 animais no interior do Ceará pelo Ministério da Agricultura

Publicado

on

Vinte ovinos morreram em Lavras da Mangabeira, no interior do Ceará, após serem vacinados com a Excell 10. A informação foi confirmada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) nesta quinta-feira (21). Devido aos efeitos adversos registrados, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) determinou a suspensão dos lotes 016/2024 e 018/2024 da vacina. No estado do Piauí, mais de 100 animais — entre bovinos, caprinos e ovinos — também morreram após a aplicação do imunizante, o que motivou a decisão do MAPA.

A vacina Excell 10, produzida pela Dechra Brasil, é usada na prevenção de cerca de dez doenças em animais, mas começou a apresentar reações graves, principalmente em caprinos e ovinos. Entre os sintomas observados estão edema no local da aplicação, febre transitória e apatia, de intensidade variada. Diante disso, a Adagri realizou uma visita técnica em Lavras da Mangabeira, com apoio da Universidade Federal do Cariri (UFCA), onde confirmou, por meio de relatos de criadores locais, que as mortes ocorreram logo após a vacinação.

A Dechra Brasil informou que está conduzindo uma investigação, junto com o MAPA, para identificar as causas das reações. Como medida preventiva, recomendou a suspensão imediata da comercialização e aplicação dos lotes afetados. A empresa reforçou seu compromisso com a segurança e eficácia dos seus produtos, destacando que as análises estão em andamento e que manterá os profissionais e criadores informados sobre os desdobramentos do caso.

 

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA