Conecte-se conosco

Iguatu

Uece promove I Encontro Iguatuense de Formação sobre África

A Universidade Estadual do Ceará, em parceria com o SESC e a Secretaria de Educação do Município, promove hoje e amanhã o I Encontro Iguatuense de Formação sobre África (EIFÁ).

Publicado

on

A Universidade Estadual do Ceará, em parceria com o SESC e a Secretaria de Educação do Município, promove hoje e amanhã o I Encontro Iguatuense de Formação sobre África (EIFÁ).

A lei federal nº10.639 diz que as culturas africana e indígena devem ser trabalhadas em sala de aula, como forma de tentar diminuir ou eliminar situações de preconceito racial. 

O I EIFÁ vai trabalhar a africanidade ou africanitude presente na vida escolar e na sociedade, em especial no nosso município. A ideia surgiu de um trabalho proposto ao V semestre do curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), onde o professor Helder Holanda ministra a disciplina Tópicos de Literatura Africana. 

Continente aqui

O que seria uma só noite de apresentações em sala de aula, tornou-se um evento de dois dias, com palestras, grupos de discussão, mesa-redonda e a participação de convidados de dois países africanos. Além disso, o Campus Multi-Instituicional Humberto Teixeira será um espaço de compartilhamento de experiências e apropriação de novos elementos representativos do continente, com o Circuito Interativo “Conhecendo a África e suas Diversidades”. 

Programação

A programação teve início mais cedo, com uma formação voltada a professores da rede pública e alunos da FECLI. Hoje à tarde, a programação tem palestras com os convidados Banjaqui Nhaga, da Guiné Bissau, e Ednaldo de Ceuta, de São Tomé e Príncipe. Logo após o intervalo, os participantes assistem ao documentário “Mojubá e a religiosidade africana”. À noite, os visitantes africanos respondem a perguntas sobre seus países, e um novo circuito interativo será visitado por todos. 

Amanhã, a programação tem continuidade nos turnos manhã, tarde e noite, com novas palestras, mesa redonda e leitura de poemas na língua crioula. Para ter acesso à programação completa do I Encontro Iguatuense de Formação sobre África, acesse a nossa fanpage no Facebook. 

 

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos3 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias8 horas atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias9 horas atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias9 horas atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos12 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias4 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu4 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu4 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias4 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará5 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo5 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia5 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu6 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias1 semana atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias1 semana atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias1 semana atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu1 semana atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias1 semana atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo1 semana atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias1 semana atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.