Iguatu
Turismo amplia mercado nos municípios
[caption id="attachment_3948" align="alignleft" width="510"]Além das vendas para o período de férias e alta estação, as agências de viagens também contam com clientela resultante do crescimento das cidades do Interior que atrai executivos e técnicos para agendas de trabalho Foto Honório Barbosa[/caption]Focadas na redução de tarifas e no aumento de poder de compra, agências se popularizam nas cidades sertanejas. Nos últimos anos, a renda do brasileiro foi ampliada e o custo das viagens aéreas foi reduzido. A população passou a viajar mais de avião. Um meio de transporte até bem pouco tempo restrito à classe média e alta, agora se popularizou. De olho nessa tendência, empresários investiram em lojas de venda de passagens e de pacotes turísticos no interior do Estado.


Além das vendas para o período de férias e alta estação, as agências de viagens também contam com clientela resultante do crescimento das cidades do Interior que atrai executivos e técnicos para agendas de trabalho Foto Honório Barbosa
Apenas as capitais e os grandes centros urbanos ofereciam lojas especializadas em venda de passagens aéreas e de pacotes turísticos num passado não muito distante. Hoje, esse tipo de negócio chegou a Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Iguatu. Empresas foram abertas na expectativa de atrair os clientes desejosos de pegar o voo.
Em Iguatu, cidade pólo da região Centro-Sul, a agência de viagens LVM Turismo é pioneira. Foi aberta em 2006 para venda de passagens aéreas. “A gente fez uma pesquisa de mercado, percebeu que o poder aquisitivo da população crescia e o preço das passagens aéreas apresentava descontos e queda”, disse o empresário Ronei Moreno. “Apostamos em um segmento que deu certo e está em expansão”. Ele lembra que até bem pouco tempo grandes empresas aéreas tradicionais como Varig, Vasp e Transbrasil mantinham uma política mais conservadora de tarifa de preços. “Depois chegaram outras companhias como a Gol, a BRA e a Azul que trouxeram um novo conceito de baixo preço e baixo custo”, observou Ronei Moreno.
Nos primeiros anos de atividade, 95% das vendas eram referentes a passagens aéreas e desse total, 80% dos clientes nunca tinham viajado de avião. Os dados revelam que um novo público começava a utilizar o transporte aéreo. Com um pouco mais de dinheiro no bolso e perdendo o medo de voar, moradores do sertão decidiam embarcar para São Paulo e outros centros urbanos para visitar parentes que moram e trabalham nas regiões Sul e Sudeste.
Aqueles que foram embora em busca de melhor condição de vida também passaram a retornar à terra natal por meio de avião, em substituição ao transporte terrestre. “Ficou melhor e mais barato”, disse o metalúrgico, Marcos Rocha, que há 15 anos trabalha e mora em São Bernardo do Campo, em São Paulo. “A viagem é mais rápida e todo mês de junho venho passar as férias com a família em Acopiara”.
Modernização
Hoje, a LVM Turismo ampliou os negócios e a loja foi recentemente modernizada, com novo conceito de atendimento e de designer. Totalmente climatizada, móveis bem desenhados, oferece serviço personalizado aos clientes. “Somos uma das lojas mais bonitas do Ceará. Estamos entre as dez maiores no Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão, no ranking dos últimos três anos”, diz Ronei Moreno.
Atualmente, as vendas são divididas quase meio a meio entre passagens e pacotes de viagens. “Temos convênio com as empresas, hotéis e oferecemos um pacote completo, com traslado e horários definidos”, contou. “Vendemos bem para Rio de Janeiro, Serra Gaúcha, Argentina e Chile”.
A empresa oferece parcelamento em 12 vezes e o atendimento personalizado conquista os clientes. “Várias pessoas que moram em São Paulo ou outros grandes centros e querem vir para a região preferem comprar na nossa empresa, por telefone”, contou. Há também vendedores de pacotes turísticos que trabalham em convênio com a empresa. Iguatu hoje conta com quatro agências de venda de passagens aéreas e pacotes turísticos. A empresária Ana Glesse Oliveira também apostou no segmento e adquiriu recentemente a empresa Potencial Turismo, que hoje está instalada no Magno Center, em Iguatu. “Já temos negócio semelhante em Icó e agora resolvemos investir no mercado de Iguatu, que é mais amplo”, disse. “As vendas estão boas e apostamos no crescimento do setor de viagens e turismo”.
A internet é um concorrente atual das empresas estabelecidas, mas segundo os empresários locais não chega a atrapalhar. “Muita gente ainda se sente insegura e prefere um atendimento direto, pois quando há problema de data, por exemplo, a gente pode resolver”, explicou Moreno. O crescimento das cidades do Interior atrai executivos e técnicos que fazem viagens de trabalho, semanalmente. De olho nesse segmento, as agências de viagens fazem convênio e vendas corporativas, facilitando o deslocamento de representantes das empresas entre os grandes centros e o sertão cearense.
Mais informações:
LVM Turismo
Avenida Agenor Araújo, 464
Telefone: (88) 3581. 3388
Potencial Turismo – Magno Center
Telefone: 3581. 1799
Fonte: Diario do Nordeste
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/03/2025 – A cidade está sendo limpa. Só coloque o lixo na rua no dia de coleta
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 21/03/2025 – O prefeito anunciou em grande alarde a terceira tentativa de acabar com o lixo em Iguatu.
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 20/03/2025 – O suposto ataque hacker ao SAAE
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 24/03/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 21/03/2025
-
Videos7 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 20/03/2025
-
Videos2 dias atrás
Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu
-
Videos5 dias atrás
Câmara de Iguatu aprova criação da ‘casa do autista’ em dia de presença de entidades