Brasil
TSE inicia julgamento virtual do recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade
O ex-presidente Jair Bolsonaro terá seu recurso contra a inelegibilidade julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir do dia 22 de setembro. O julgamento será virtual, sem deliberação presencial dos ministros, e deve durar até o dia 28.
Bolsonaro foi condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, ao realizar uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, para criticar o sistema eletrônico de votação. A reunião foi questionada pelo PDT, que alegou que Bolsonaro se aproveitou da estrutura pública para fazer campanha antecipada.
A defesa de Bolsonaro argumentou que a reunião ocorreu antes do período eleitoral e que ele não era candidato oficial à presidência na época. Segundo a defesa, a punição cabível seria apenas uma multa, e não a perda dos direitos políticos por 8 anos.
O recurso de Bolsonaro será analisado pelos sete ministros do TSE, que poderão manter ou reformar a decisão que o tornou inelegível. O resultado do julgamento poderá ter impacto nas eleições presidenciais de 2024, caso Bolsonaro pretenda concorrer novamente.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

