Brasil
TSE condena Bolsonaro e Braga Netto à inelegibilidade por abuso de poder no 7 de setembro

O ex-presidente Jair Bolsonaro e seu candidato a vice nas eleições de 2022, Walter Braga Netto, foram condenados à inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles foram acusados de abuso de poder durante as comemorações do 7 de setembro de 2022. Essa é a terceira condenação de Bolsonaro e a segunda de Braga Netto.
A pena é de oito anos sem poder se candidatar, mas não se acumula. Assim, o ex-presidente e o ex-ministro ficam impedidos de participar das eleições até 2030. A decisão foi do ministro Benedito Gonçalves, que está prestes a encerrar seu mandato como corregedor-geral Eleitoral no TSE.
O ministro seguiu o entendimento do plenário em análise anterior envolvendo os mesmos fatos. Ele afirmou que ficaram comprovadas as condutas abusivas de ambos nas comemorações do Bicentenário da Independência. Ele determinou que a Secretaria da Corregedoria-Geral Eleitoral anotasse no Cadastro Eleitoral a restrição à capacidade eleitoral passiva de Bolsonaro e Braga Netto.
A ação de investigação judicial eleitoral (Aije) foi protocolada pela coligação Brasil da Esperança, que apoiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha. Além de Bolsonaro e Braga Netto, outras 15 pessoas são investigadas. Em relação aos outros investigados, Gonçalves autorizou uma série de medidas para dar andamento ao processo.
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Iguatu7 dias atrás
MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu
-
Noticias7 dias atrás
Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial