Ceará
Três pessoas morrem e uma é hospitalizada ao inalar gás tóxico em tanque no Ceará
Três pessoas morreram e uma quarta foi hospitalizada quando limpavam um tanque de dejetos de animais aquáticos em um centro de reabilitação que funciona no Sesc de Iparana, na Grande Fortaleza, na tarde desta quinta-feira (19).
De acordo com o Serviço Social do Comércio (Sesc), as vítimas são funcionários da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), entidade de proteção ambiental. O Sesc cede, por contrato, um espaço do balneário em Iparana, em Caucaia, para a associação, que abriga peixes-boi em criadouros.
A Aquasis disse, em nota, que “enfrenta grande pesar”. “Neste momento, estamos dando toda a atenção e suporte às famílias das vítimas, bem como adotando todas as providências legais e necessárias para minimizar a dor desse momento de perda, assim como as autoridades competentes”, afirmou. A associação confirmou que os funcionários sofreram um acidente de trabalho durante um procedimento de manutenção na casa de filtros.
Segundo o Corpo de Bombeiros, é comum a presença de gases tóxicos em poços, onde o ar também é mais rarefeito. A combinação dos fatores, conforme os bombeiros, causa desmaios. “Com a pessoa desmaiada, ela continua a inalar gás tóxico e ela acaba por falecer, por isso sempre recomendamos o uso de equipamentos apropriados, com máscaras eficientes”, alerta a capitã Juliane Freire, do Corpo de Bombeiros. Ainda não se sabe exatamente qual gás foi inalado.
Conforme relato de testemunhas, uma pessoa entrou na área de tratamento de dejetos animais, onde há fluxo de gases tóxicos, e desmaiou. Outras duas pessoas desceram à área de tratamento para prestar socorro e também morreram.
Ainda conforme testemunhas, uma quarta pessoa tentou ajudar os funcionários, mas passou mal e desistiu. Ele foi socorrido por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e está hospitalizado.
Equipes dos Bombeiros foram enviadas ao local para atender a ocorrência. Segundo os Bombeiros, os funcionários resgatados não reagiram ao receberem massagem cardíaca e o óbito foi constatado logo em seguida.
A Perícia Forense também esteve presente no local e recolheu os corpos das vítimas.
Em nota, o “Sesc lamenta e, ao mesmo tempo deixa claro, que não tem nenhuma participação no acontecimento”. A reportagem tentou contato com a ONG Aquasis, mas as ligações não foram atendidas.
Fonte: G1/CE
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

