Noticias
TRE-CE mantém cassação de deputados do PL por fraude
A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) foi de manter a cassação dos mandatos dos deputados Alcides Fernandes, Carmelo Neto, Dra. Silvana e Marta Gonçalves, todos do Partido Liberal (PL), por suposta fraude à cota de gênero nas eleições de 2022.
Os mandatos dos deputados agora estão em jogo. No entanto, ainda é possível recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem a responsabilidade de efetivar a cassação dos diplomas.
Para relembrar, a legislação eleitoral brasileira determina que pelo menos 30% das candidaturas dos partidos políticos sejam de mulheres. As acusações contra o PL alegam que o partido teria fraudado essa cota, lançando candidaturas fantasmas para alcançar o número mínimo de candidatas mulheres.
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, é o terceiro maior partido na Assembleia, atrás do PT, que elegeu 8 deputados, e do PDT, que elegeu 13 parlamentares.
Se a condenação do PL por fraude à cota de gênero for confirmada no TSE e o partido tiver os votos anulados, haverá uma recontagem de votos e os quatro assentos vagos seriam redistribuídos de acordo com as regras eleitorais.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

