Regional
Tratamento preventivo melhora qualidade de vida de hemofílicos

Prevenir é sempre o melhor remédio. A frase clássica funciona muito bem para quem tem hemofilia, uma deficiência genética que impede a coagulação do sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia – Hemoce, do Governo do Ceará, é a unidade da saúde que trabalha a profilaxia (prevenção) para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e evitar complicações.
A pessoa com hemofilia não produz ou tem alteração nos fatores sanguíneos responsáveis pela coagulação. Um simples corte pode se transformar numa hemorragia se o paciente não estiver sob o tratamento preventivo. Em casos graves a deficiência provoca sangramentos espontâneos nas articulações que podem levar a lesões. O Hemoce atende 542 hemofílicos em todo o estado e em parceria com o Ministério da Saúde oferece a medicação, uma infusão do fator de coagulação que a pessoa não produz naturalmente.
De acordo com a enfermeira chefe do ambulatório de coagulopatias do Hemoce, Stella Maia, os pacientes podem ter uma vida normal. “Hoje nós atendemos pacientes que há dois anos não têm nenhum tipo de sangramento, por exemplo. Isso é possível porque o tratamento preventivo evita que o paciente tenha sangramentos espontâneos se aplicado regularmente o fator”, diz Stella Maia.
Qualidade de vida
A evolução do tratamento trouxe qualidade de vida para quem convive com a deficiência. Adeilson Alves, de 27 anos, descobriu que era portador de hemofilia A quando tinha apenas cinco anos de idade. Desde os 13 anos faz o acompanhamento no Hemoce. “Sem dúvida alguma, hoje a gente tem uma qualidade de vida maior. Antes, quando era pequeno, lembro que minha mãe já vivia com a bolsa arrumada para ir ao hospital a qualquer hora, por qualquer motivo eu estava sangrando e precisa correr para o hospital”, fala.
O avanço no tratamento e mais informações sobre a hemofilia trouxeram mudanças na vida de Adeilson. “Hoje eu recebo o fator de coagulação e posso levar para aplicar em casa, tenho uma vida tranquila, pratico esporte, coisa que antes eu não podia, o tratamento me fez mudar de vida”, explica.
O Hemoce atende também casos emergenciais de pacientes com sangramentos inesperados, que são imediatamente atendidos e avaliados pelo médico, o qual prescreve a quantidade de fator necessária para estancar o sangue. Caso o sangramento aconteça fora do horário de atendimento do ambulatório, os pacientes podem entrar em contato com a Farmácia do Hemoce, que funciona 24 horas e conta com um médico plantonista para orientar aos pacientes.
Avanços
O Hemoce atende portadores de hemofilia desde 1983 e a partir de 2008, em parceria com o Ministério da Saúde, o fator de coagulação passou a distribuído para os pacientes levarem para casa. Atualmente, os hemofílicos fazem as consultas com os hematologistas regularmente no Hemoce, mas levam a medicação para fazer a autoinfusão em casa de acordo com a recomendação médica. O Hemoce conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, farmacêuticos, bioquímicos, enfermeiros, fisioterapeutas, ortopedista, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos para atender os pacientes com hemofilia.
Hemofilia
A hemofilia é uma doença genética causada pela ausência dos fatores VIII ou IX da coagulação, levando a um sangramento por mais tempo. Existem dois tipos de hemofilia tipo A ou B o que diferencia um do outro é o fator de coagulação que a pessoa deixa de produzir naturalmente.
A hemofilia é considerada rara e afeta geralmente homens. Os sintomas mais comuns são: sangramentos musculares e nas articulações e hematomas. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 12 mil de brasileiros são portadores de hemofilia.
No Ceará, o Hemoce é referência no atendimento de hemofílicos. Todo o acompanhamento é feito na unidade de Fortaleza e nos hemocentros do interior do Estado.
Assessoria de Imprensa do Hemoce
-
Iguatu5 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias7 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias7 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
-
Mundo7 dias atrás
Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano
-
Americando3 dias atrás
AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés
-
Noticias7 dias atrás
Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)
-
Mundo7 dias atrás
Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV
-
Ceará7 dias atrás
60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico