(Foto: Reprodução)

Com o objetivo de divulgar os atrativos turísticos da cidade, a Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte (Setur) instalou, nesta quinta-feira (3), 10 totens com o mapa turístico da cidade, que estão espalhados em locais estratégicos do Município. Esses equipamentos passam a divulgar locais como igrejas, centros de artesanato e belezas naturais. Há, ainda, indicações de serviços, como transporte público, polos gastronômicos, entre outros. As informações estão em português e inglês.

Locais de instalação:

Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes;
Terminal Rodoviário;
Colina do Horto;
Cariri Garden Shopping;
Polo gastronômico da Lagoa Seca;
Praça Padre Cícero;
Memorial Padre Cícero;
Teatro Marquize Branca;
Mercado Central;
Basílica de Nossa Senhora das Dores.
No mapa, há iconografia com os lugares que podem ser visitados, dimensionamento das ruas e sua localização, sinalizado pela frase “Você está aqui”. Entre os locais sugeridos estão o Parque Municipal das Timbáubas, o Estádio Romeirão, o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, as igrejas, e serviços como as estações ferroviárias e os restaurantes.

O titular da Setur, Júnior Feitosa, explica que a ideia surgiu durante o City Tour, um passeio gratuito ofertado aos romeiros por alguns pontos turísticos da cidade.

“Ali percebemos que os romeiros não conheciam outros atrativos de Juazeiro, como a Lira Nordestina e o Centro Mestre Noza, mas só a parte religiosa. Os outros eram novidade”, conta o secretário.
Com a participação do Município em feiras e eventos, Feitosa percebeu uma tendência no uso de totens em outros países como forma de divulgar os atrativos através deste tipo de sinalização. “Foi aí que desenvolvemos o projeto”, conta. Primeiro, foi feito o mapa turístico, que serviu para o guia impresso, que vem sendo distribuídos, principalmente, durante as romarias.

Com a integração com o próprio Geopark Araripe, o lançamento da Rota Turística do Cariri, que inclui os municípios Assaré, Barbalha, Crato, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, e o crescimento de passageiros no Aeroporto, a Setur achou importante incluir um novo idioma em um dos lados da peça. “Há um público diferente de visitantes, de outros países na região”, finaliza.

Fonte: Diário do Nordeste