Ceará
TJDF-CE suspende Crato do Cearense por suspeita de manipulação de resultados
O Crato está suspenso do Campeonato Cearense por suspeita de manipulação de resultados. A decisão foi tomada pelo Auditor Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE), Frederico Bandeira, após pedido da Federação Cearense de Futebol (FCF). A medida vale para todas as competições chanceladas pela FCF. O estopim foi a goleada sofrida pelo Crato por 9 a 2 para o Atlético-CE na rodada 13 do estadual.
A Federação apresentou relatórios feitos pela empresa Sportradar, que “ensejam gravíssima constatação de manipulação de resultado”, de acordo com a decisão do TJDF-CE. Com isso, o Crato não disputará mais o o jogo contra o Ferroviário, válido pela última rodada da primeira fase do Cearense, prevista para o sábado (19), às 15h. Com isso, o Ferrão vence por WO e avança no estadual.
Os documentos serão encaminhados para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), para a Comissão de Ética e Disciplina da CBF, e para o Núcleo de Investigação Criminal (NuInC) do Ministério Público do Estado do Ceará.
Os relatórios da Sportsradar apontam investigação em seis partidas do Crato. De acordo com um dos relatórios, “os padrões de apostas e as informações atuais fornecem indicações de que o Crato EC foi potencialmente cúmplice na manipulação deste jogo”.
Os jogos em investigação
Caucaia 3 x 1 Crato
Iguatu 7 x 0 Crato
Ferroviário 4 x 0 Crato
Crato 0 x 2 Atlético-CE
Pacajus 5 x 0 Crato
Atlético-CE 9 x 2 Crato
O que diz a Federação
A FCF contratou uma empresa terceirizada (Sportradar) para que realizasse a detalhadamente a investigação da possível manipulação de resultados pela equipe do Crato nas disputas do Campeonato Cearense 2022 – Série A. A decisão foi tomada a partir do vazamento de áudios atribuídos a um de seus diretores e a um atleta onde revelava um ajuste de combinação de gols, número de escanteios.
Segundo a entidade, o placar de Atlético-CE 9 x 2 Crato “por si só, demonstra flagrante e indisfarçável indício de manipulação de resultados”. A FCF ainda informou que acompanhará as investigações que tramitam no TJDF, estando disposta a colaborar com a investigação.
O que diz o Crato
Procurado pelo ge, o presidente do Crato, Ivan Barros, limitou-se a dizer que o clube irá acionar o próprio departamento jurídico para se defender.
– Vamos entrar com a defesa. O clube não pode ser punido. Vou avaliar com o jurídico – pontuou.
Na tabela do estadual, o Crato foi rebaixado com antecedência para a Segunda Divisão do Cearense. O time, em 13 jogos, soma apenas cinco pontos, com saldo negativo de 31 gols. Fez apenas cinco e sofreu 36. O time disputaria ainda a Série D do Campeonato Brasileiro nesta temporada.
Fonte: GE
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

