Noticias
Tão longe, tão perto: Água na Lua e como os “ETs nos veriam”
Duas descobertas e estudos nos colocam mais próximos do vasto universo. Ou, por outro lado, “eles” mais próximos de “nós”.
Na última segunda-feira (26/10), a NASA informou que descobriu água congelada na superfície da Lua. Esta é a melhor evidência já encontrada pelos astrônomos.
O gelo encontrado está se espalhando e alcançando áreas tanto iluminadas pelo sol quanto por bolsões escuros que vivem sempre à sombra do satélite terrestre.
As suspeitas de água na Lua eram antigas, mas a confirmação se deu pois foram detectadas moléculas reais do líquido. A notícia muda o panorama de explorações no satélite, indicando grande presença de água em outros locais não explorados.
O que foi encontrado, porém, é como se fosse um copo de 350ml de água espalhada em um metro cúbico de solo.
Já outra pesquisa mostrou como a Terra seria vista ou descoberta por supostos extraterrestres. O levantamento foi publicado na revista Montly Notices of the Royal Astronomical Soceity: Letters, dos pesquisadores Lisa Kaltenegger e Joshua Pepper.
Foram identificadas 1.004 estrelas em um raio de 300 anos-lus da Terra. Essas estrelas, semelhantes ao sol, teriam em sua órbita plantas e zonas habitáveis. Com isso, seria possível que esses elementos pudessem “nos ver”, seja por telescópios ou outra tecnologia.
A pesquisa foi na linha de “quem poderia estar nos vendo neste exato momento?”, por um método conhecido como “método de trânsito”, usado pela NASA para encontrar exoplanetas. Esses lugares estão alinhados com a Terra, usando esse mesmo recurso para “nos encontrar”.
Fonte: SBT Jornalismo
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias2 semanas atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

