Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Regional

Subida da imagem do Senhor do Bonfim ao altar encerra festa em Icó

Publicado

on

Depois de 15 dias, foi encerrada, no início da noite desta segunda-feira, 6, em Icó, a festa religiosa dedicada ao Senhor do Bonfim (Jesus Cristo Crucificado). Houve descerramento da bandeira, celebração de missa e a subida da imagem ao altar principal do santuário diocesano, no Largo do Théberge, centro histórico da cidade.

Milhares de devotos participaram do ato religioso. “A festa é marcada por fé e devoção”, pontuou o pároco frei Juraci Barbosa. Há 27o anos, os católicos celebram novenário e missa em louvor a Jesus Cristo Crucificado, com o título de Senhor do Bonfim. No último dia 1º, houve procissão com a imagem por ruas do centro histórico, reunindo cerca de 20 mil seguidores.

O encerramento foi marcado por um clima de emoção, orações e cânticos. Os devotos aplaudiram a recolocação da imagem original no altar mor. “É uma das mais antigas e maiores festas religiosas do interior cearense em participação de devotos”, observou o memorialista Altino Afonso Medeiros. “A queima de fogos com intensidade é uma característica local, que atrai curiosos e devotos da região”.

Luzia Costa participou das novenas, da caminhada no último dia 1º e do encerramento dos festejos. “No ano passado, só perdi uma noite de novena porque estava doente, mas neste ano vim a todas as celebrações”, disse. Ao lado de duas filhas, ressaltou a religiosidade da família e a devoção a Jesus Cristo. “Toda a nossa família é devota do Senhor do Bonfim, que é o nosso pai protetor e misericordioso”.

O aposentado Luís Ferreira, é outro devoto que faz esforço para participar a cada ano da festa religiosa. “Desde jovem que venho para as novenas e missas”, recordou. “Enquanto puder, tiver saúde, quero participar”.

A família de Gláucia Oliveira veio morar na cidade de Icó há oito anos, oriunda da zona rural de Jaguaribe. “A gente sempre ouvia falar da festa do Senhor do Bonfim e quando passei a morar na cidade vi que é muito participativa, bonita”, disse.

A cidade de Icó tem um ciclo de festas religiosas que começam no fim de novembro, se estende por todo o mês de dezembro e vai até o dia de Reis, 6 de janeiro. São celebrações dedicadas a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Nossa Senhora da Expectação (padroeira de Icó) e Senhor do Bonfim.

Fonte: Diário Centro Sul

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA