A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), suas vinculadas e órgãos parceiros, realizam a Operação Pré-Carnaval 2023, durante o período festivo deste ano. Cerca de 2.140 homens e mulheres das Forças de Segurança atuarão nos eventos pré-carnavalescos de Fortaleza, que ocorrem de 20 de janeiro a 12 de fevereiro.

Todos os esforços estão sendo empregados pela SSPDS, para garantir que os cearenses aproveitem os locais de pré-carnaval com tranquilidade, que são: Aterro da Praia de Iracema, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza; Praça do Ferreira, Mercado do Pinhões, Polo dos Queijos, Rua Padre Climério com Rua João Cordeiro (Mocinha) e Passeio Público, localizados na AIS 4; Praça João Gentil, na AIS 5; Parque Rachel de Queiroz, na AIS 6; e Marco Zero da Barra do Ceará, na AIS 8.

As ações operacionais do pré-carnaval de Fortaleza, serão gerenciadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e contarão com o trabalho integrado da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS, e das vinculadas da pasta – Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Também participam as forças amigas: Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec) e Guarda Municipal de Fortaleza.

O objetivo da operação é que os responsáveis pelos órgãos envolvidos estejam juntos para que a tomada de decisões, quando necessária, possa ocorrer de forma mais rápida.

“A Operação Pré-Carnaval, para nós, já começou. A Polícia Civil e a Polícia Militar irão atuar de forma conjunta. As inteligências também. Tudo para que a população aproveite esse período de festas com segurança e tranquilidade”, explica o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio.