Ceará
SSPDS divulga índices criminais e apresenta ações para melhorar a segurança pública

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresentou, nesta sexta-feira (11), os índices criminais – apreensão de armas de fogo, apreensão de entorpecentes, autos de prisão e apreensão em flagrante por crimes qualificados, Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), Crimes Contra o Patrimônio (CVP) e Furto –, do último mês de julho e do acumulado do ano. Na ocasião, também foram divulgadas algumas ações de reforço no trabalho dos setores de inteligência e investigação criminal, com o objetivo de melhorar as estatísticas relativas à segurança pública.
Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, os índices de CVLI continuam muito altos e preocupam. “Estamos em alerta, mas estimulados e trabalhando muito para melhorar e reduzir o número de vítimas da violência”, frisou, lembrando que na próxima segunda-feira mais 1.400 candidatos do último concurso da Polícia Militar serão chamados. Outros 2.800 já estão em treinamento. Deles, 1.400 já começam a atuar em outubro. “O governador também já anunciou que prevê chamar mais candidatos dos concursos da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros”, destacou.
Entre as iniciativas, estão investimentos na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que dobrou o número de delegacias este ano. Atualmente, são dez delegacias atendendo os crimes ocorridos nas dez Áreas Integradas de Segurança (AISs) mais uma delegacia especializada em crimes contra profissionais da segurança pública. O número de policiais da Divisão também foi incrementado em mais 20 inspetores, seis delegados e cinco escrivães. “Esses reforços devem nos dar retorno a médio prazo, mas já podemos sentir as melhorias, como o aumento dos inquéritos concluídos e relatados com autoria definida”, frisa o secretário André Costa. Em julho, por exemplo, esse aumento foi de 333%, passando de seis, em 2016, para 26, no mês passado.
Já a Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, teve um aumento de 33,33% na quantidade de policiais civis e de 10,71% no número de militares. Além disso, a SSPDS passa a contar este mês com mais câmeras, inclusive com leitura de placas de veículos, a partir de parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Serviços Públicos (AMC), o que reforçará os trabalhos investigativos. Quando o processo de disponibilização das imagens estiver concluído, o Sistema de Segurança terá cerca de 800 câmeras à disposição em Fortaleza. “Não só estamos focando nos reforços e tecnologia, mas também na capacitação dos nossos servidores. Temos previsto dois cursos, um pela Polícia Federal e outro pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça), sobre investigação de homicídios”, adiantou o secretário.
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025
-
Iguatu7 dias atrás
Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024
-
Noticias5 dias atrás
Homem morre atropelado por carreta em Iguatu
-
Iguatu1 dia atrás
Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu