Ceará
Sisu 2016: mais de 160 mil alunos disputam 6.288 de 107 cursos na UFC
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 encerrou, na noite desta quinta-feira (14), com 160.474 inscrições para a Universidade Federal do Ceará (UFC). Desse total, 54,2% das vagas são relativas a cotas. Os dados foram divulgados pela Coordenação do Sisu na UFC nesta sexta-feira (15). Os números consolidados, com o ranking das universidades mais procuradas, ainda serão apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) nos próximos dias.
Em todo o Brasil, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) encerrou as inscrições para a primeira edição de 2016 com 2.712.937 candidatos. O número representa uma queda de 2,8% em relação a 2015, quando 2.791.334 pessoas participaram do processo, segundo o Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a UFC, o curso mais procurado na instituição foi Administração (noturno), com 6.196 inscritos. Na sequência, aparecem Medicina (Fortaleza), com 5.536 inscritos; Direito (noturno), com 4.438 inscritos; Enfermagem, com 4.333 inscritos e Psicologia (Fortaleza), com 4.213 inscritos.
Nesta edição do Sisu, a UFC ofertou 6.288 vagas em 108 cursos de graduação presencial em seus campi em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Na média geral, a concorrência chega a 25,5 candidatos por vaga na Instituição.
O número de inscrições foi menor do que em 2015, quando a Universidade recebeu mais de 187 mil inscrições. A redução ocorrida este ano ainda será analisada pela Coordenação do Sisu na UFC, a partir dos dados consolidados a serem apresentados pelo MEC.
O Ministério da Educação divulgará o resultado da chamada regular do Sisu na segunda-feira (18). Os candidatos aprovados deverão solicitar matrícula em suas instituições nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os estudantes não selecionados poderão se inscrever em lista de espera para sua primeira opção de curso, no site do Sisu, de 18 a 29 de janeiro.
Como funciona o Sisu
Para disputar as vagas, além de ter feito a edição 2015 do Enem, os candidatos devem ter obtido nota na prova de redação que não seja zero.
O Sisu é um sistema eletrônico gerenciado pelo MEC que seleciona os alunos de acordo com o desempenho no Enem. O estudante pode se inscrever em até duas opções de vagas, por ordem de preferência.
Ao fazer sua inscrição, o candidato ainda precisa apontar se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas para Lei de Cotas ou às destinadas às demais políticas afirmativas da instituição selecionada.
Durante o período de inscrição, é possível verificar a nota de corte de cada curso e mudar a candidatura, otimizando as chances de aprovação.
Resultado
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior.
As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada.
Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem entrar na lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos dessa lista.
Pelo Sisu, os candidatos que fizeram o Enem disputam vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Fonte: G1/CE
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans


