Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Saúde

Setembro é mês de sensibilização à doação de órgãos e tecidos

Publicado

on

Dizer “sim” após a perda de um ente querido pode ser doloroso, mas também pode mudar a vida de milhares de pessoas que esperam por um transplante. A campanha Setembro Verde, realizada ao longo do mês, tem o intuito de sensibilizar a população para a doação de órgãos e tecidos. Para ser um potencial doador, não é necessário deixar algo por escrito. Porém, é fundamental comunicar à família o desejo de doação.

A coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, Eliana Barbosa, explica que é importante comunicar ao familiar sobre o desejo de doação porque uma das principais causas da não efetivação se dá pela negativa familiar. “Em 2018, de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes, a não efetivação da doação foi de 36% no Ceará e 43% no Brasil. Por isso, é necessário informar à família sobre o desejo de doar. Essa atitude sensibiliza o parente autorizar a doação”, diz.

Quando a morte cerebral acontece há perda irreversível das funções vitais que mantêm a vida, como a perda da consciência e da capacidade de respirar. O indivíduo pode ser um potencial doador de córneas, rins, fígado, coração, pulmão, pâncreas entre outros órgãos e tecidos. Os órgãos são retirados e utilizados para transplante. Ou seja, um único doador pode salvar cerca de oito vidas.

“A legislação brasileira é uma das mais seguras com a exigência de duas avaliações clínicas por médicos diferentes. São profissionais capacitados e não participam das equipes de retirada dos órgãos. É exigido também um exame complementar que mostra ausência de fluxo cerebral e atividade elétrica”, ressalta Eliana Barbosa.

Também é possível ser doador em vida, sem comprometer a saúde. Nesses casos, a pessoa doa tecidos, rim e medula óssea. Ocasionalmente, também é possível doar parte do fígado ou do pulmão.

Transplantes
O Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, no qual cerca de 95% dos procedimentos e cirurgias são feitos com recursos públicos. O Estado do Ceará, anualmente, fica entre os estados que mais realizam transplantes de órgãos no país, com 62 hospitais notificantes entre públicos, privados e filantrópicos, cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.

Este ano, o Ceará ultrapassa mil transplantes, com o total de 1.004 realizados de 1º janeiro a 29 de agosto. No ranking de doação efetiva, o Estado ocupa o 4° lugar na média nacional, sendo o 1° do Nordeste. Já são 585 transplantes de tecido ocular (572 de córnea e 13 de esclera), 179 de rim, 140 de fígado, 76 de medula óssea (61 autólogos e 15 alogênicos), 19 de coração, 3 de rim e pâncreas e 2 de pulmão.

O Ceará ocupa o 3º lugar do Brasil e 1º do Nordeste em transplante de fígado, o 5º do Brasil e 2º do Nordeste de coração e 7º do Brasil e 2º do Nordeste de rim. “O Ceará é um dos poucos estados que realiza quase todos os tipos de transplantes. Somos o quarto em doadores efetivos por milhão da população. Tendo um trabalho humanizado das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante no acolhimento das famílias que acabaram de perdes seus entes queridos. São esses profissionais que oferecem a oportunidade da doação”, destaca Eliana Barbosa.

Central de Transplantes do Ceará
A Central de Transplantes do Governo do Ceará funciona 24 horas, sete dias por semana, e coordena as atividades de transplantes no âmbito estadual, tendo como principais responsabilidades: regular a lista dos receptores de órgãos e tecidos, receber notificações de potenciais doadores com diagnóstico de morte encefálica e articular a logística que torna a cirurgia de transplante possível. Contribuindo desta forma para manter a esperança de quem aguarda por um órgão ou tecido para transplante.

A Central de Transplantes coordena, regula e fiscaliza todas as atividades de doação e transplantes do Estado. A distribuição dos órgãos doados acontece através do Sistema Nacional de Transplantes sendo através deste em que são selecionados os receptores. Os órgãos doados vão atender primeiro a demanda local, caso não tenha um doador compatível, é feita uma notificação à Central Nacional de Transplantes (CNT), que distribuirá para outros estados, obedecendo critérios regionais e nacionais.

Dia Nacional de Doação de Órgãos

O Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e ao mesmo tempo fazer com que as pessoas conversem com familiares e amigos sobre o assunto. A data instituída pela Lei nº 11.584/2.007 amplia ainda a discussão e compreensão do tema.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias21 horas atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias22 horas atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias22 horas atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento1 dia atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias1 dia atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias2 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias2 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo2 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo2 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes2 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu2 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias2 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu4 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias6 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias6 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo6 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo6 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias6 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo6 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará6 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.