Iguatu
Sesc traz a Iguatu Quebradeiras de Coco Babaçu
O Sesc Ceará recebe, a partir deste sábado, 06, a 1ª etapa do projeto Sonora Brasil 2015/2016, que este ano traz como tema “Cantos de Trabalho – Sonoros Ofícios”.

O Sesc Ceará recebe, a partir deste sábado, 06, a 1ª etapa do projeto Sonora Brasil 2015/2016, que este ano traz como tema “Cantos de Trabalho – Sonoros Ofícios”.
A programação traz a Iguatu o grupo Quebradeiras de Coco Babaçu, do Maranhão. O acesso é gratuito.
Com um som marcado pelo ritmo das ferramentas usadas na quebra de coco babaçu: o machado e o porrete, o grupo traz ao Estado a cultura do extrativismo de uma das mais importantes palmeiras brasileiras, presente nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará.
Formado pelas quebradeiras Dora, Moça, Silena, Nice, Dijé, Iracema, Francisca Lera e Nonata, o grupo retrata em seu repertório, a valorização do trabalho das mulheres que extraem da árvore o seu sustento e lutam pelo acesso aos babaçuais. Após passar pelo Ceará, elas fazem um circuito por mais 19 estados brasileiros.
Sobre o Sonora
Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais”, desenvolve programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.
O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Programação
Além de Iguatu, as apresentações acontecem em Fortaleza (6), Sobral (7), Crato (10) e Juazeiro do Norte (11). As apresentações são todas gratuitas.
Serviço
Sonora Brasil 2015/2016
“Cantos de Trabalho – Sonoros Ofícios”
Quebradeiras de Coco Babaçu em Iguatu
Onde? No Teatro Sesc Iguatu (Rua Treze de Maio, 1130 – Centro).
Quando? Terça-feira, dia 9, às 20h
Informações (88) 3581.1130
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura
-
Videos7 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025
-
Iguatu2 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias4 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias4 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
-
Mundo5 dias atrás
Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano
-
Noticias5 dias atrás
Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)