Regional
SENAI soma 73 milhões de brasileiros capacitados desde sua fundação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai, já capacitou, em 75 anos desde a sua fundação, mais de 73 milhões de pessoas em todo o país. Criado em 1942 e parte do Sistema S, como o Sebrae e o Sesc, o Senai é uma instituição privada brasileira, de interesse público e sem fins lucrativos. Em 2016, foi apontado pela Organização das Nações Unidas, a ONU, como uma das principais instituições educacionais do Hemisfério Sul.
Seus resultados em números não impressionam só os órgãos internacionais. Somente em 2017, foram nada menos do que dois milhões trezentas e setenta e duas mil, quatrocentos e vinte e uma matrículas em educação profissional. Um total de 19.237 empresas foram atendidas em serviços técnicos e tecnológicos. E 1,3 milhão de ensaios laboratoriais foram realizados.
A gestão das entidades do Sistema S foi apresentada nesta semana, em audiência pública da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado. Representantes de entidades do Sistema S, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostraram aos senadores a aplicações de recursos em 2017 e os serviços prestados pelas entidades.
A participação popular durante a audiência, transmitida na internet pela Agência Senado, registrou cerca de 2.400 comentários. A maioria deles positivos e elogiosos ao Sistema S.
Para o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, a capacitação feita pelo Senai tem servido, inclusive, para modernizar e atualizar as demandas dos profissionais exigidos pela indústria no Brasil.
“Nós temos a mais vigorosa, a mais expressiva, a mais diversificada indústria da América Latina. Isso se deu com uma imensa contribuição do sistema S. Formando quadros, capital humano, criando, capacitando desenvolvendo…”
O Senai conta, em todo o país, com 541 unidades fixas e 452 unidades móveis, sendo dois barcos-escola, o que possibilita a expansão de atendimento aos milhares de municípios brasileiros.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

