Brasil
Segundo Receita Federal, CNPJ vai ter letras e números a partir de julho de 2026
A Receita Federal anunciou que, a partir de julho de 2026, as sequências de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passarão a incluir letras e números. A instrução normativa, publicada nesta quarta-feira (16), detalha a alteração no formato dos cadastros das pessoas jurídicas no Brasil.
Essa mudança não afetará as empresas já cadastradas, mas apenas aquelas que se registrarem a partir dessa data. Com isso, os números de CNPJ e dígitos verificadores atuais não precisarão ser alterados. A nova configuração terá 14 posições: as oito primeiras conterão letras e números, identificando a raiz do código; as quatro seguintes, também com letras e números, indicarão a ordem do estabelecimento; e as duas últimas, exclusivamente numéricas, serão os dígitos verificadores.
A alteração visa “garantir a disponibilidade de números de identificação sem causar impacto na sociedade nem interromper políticas públicas”. Para manter os dígitos verificadores nos futuros CNPJ, os valores numéricos e alfanuméricos serão convertidos pelo valor decimal correspondente ao código da tabela ASCII, subtraindo-se o valor 48. Assim, a letra A equivalerá a 17, B a 18, C a 19 e assim por diante.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

