Mundo
Segundo o estudo, o Asteroide que matou os dinossauros era na verdade era uma bola de lama gigante
Há cerca de 66 milhões de anos, a história da vida na Terra tomou um rumo dramático quando um asteroide colidiu com o que hoje é a Península de Yucatán, em Chicxulub, México. Os efeitos subsequentes dessa colisão resultaram na extinção de aproximadamente 75% das espécies animais, incluindo a maioria dos dinossauros, exceto as aves. Curiosamente, quase nada do próprio asteroide permanece.
Em um novo estudo publicado na revista Science, pesquisadores reuniram informações sobre a identidade química desse asteroide, que desencadeou o quinto evento de extinção em massa do planeta. As descobertas sugerem que o verdadeiro “assassino” dos dinossauros era uma rara bola de lama rica em argila, contendo materiais do início do sistema solar.
Na década de 1980, cientistas levantaram a hipótese de que uma colisão com um asteroide gigante foi responsável pela extinção dos dinossauros. Embora o asteroide em si não tenha sido encontrado, uma fina camada de irídio metálico em rochas de 66 milhões de anos atrás ao redor do mundo forneceu evidências. O irídio é raro na crosta terrestre, mas comum em alguns asteroides e meteoritos.
Apesar do ceticismo inicial de alguns membros da comunidade científica, em 1991, cientistas confirmaram que a cratera de Chicxulub tinha a idade certa para ter sido formada por um impacto de asteroide massivo, coincidindo com o fim dos dinossauros. Ao longo dos anos, mais evidências foram reunidas, confirmando que o impacto desse asteroide foi, de fato, o gatilho para o cataclismo da extinção. O Dr. Ed Young também destacou que a conclusão dos pesquisadores de que o asteroide era um condrito carbonáceo robusto.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

