Brasil
Segundo estudo, Brasil é vice-campeão em ataques cibernéticos, com 1.379 golpes por minuto
O Brasil carrega o título pouco agradável de segundo país com mais ataques cibernéticos no mundo. Em um período de 12 meses, foram registrados mais de 700 milhões de ataques cibernéticos no país, totalizando 1.379 por minuto, segundo o Panorama de Ameaças para a América Latina 2024.
Chelsea Jarvie, especialista escocesa em cibersegurança, alerta para a sofisticação crescente dos ataques, promovida principalmente pela evolução da inteligência artificial. Ela enfatiza que os usuários devem adotar medidas cada vez mais sofisticadas e seguras para se proteger, mas destaca que esse processo não depende apenas de tecnologias mais modernas.
Jarvie aponta que os avanços da IA resultam em golpes mais complexos e difíceis de detectar, como o vishing — quando o golpista utiliza recursos de voz para realizar o phishing, enganando a vítima para roubar suas informações. Esse tipo de ataque representa 90% dos casos. Com a tecnologia, é possível emular a voz de celebridades, autoridades e até parentes.
“Abordar o fator humano nos ajuda a nos proteger melhor contra os jogos mentais que os invasores habilitados por IA estão jogando. Embora a IA ofereça tecnologias poderosas, ela também facilita fraudes e phishing em larga escala, aumentando a vulnerabilidade das organizações”, afirma Jarvie.
Um dos principais desafios em relação à cibersegurança é a complexidade dos sistemas e a falta de capacitação para lidar com eles. Aqueles que conseguiram desenvolver respostas eficientes contra ataques destacam o uso de soluções tecnológicas como um diferencial.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Ceará4 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade
-
Noticias1 semana atrásContran aprova regra e CNH poderá ser emitida sem aulas em autoescolas

