Separar um tempo para se alimentar está cada vez mais difícil. Almoçar assistindo um programa de TV, lanchar mexendo no celular e, por causa da correria, caminhar enquanto come.  

 

O que acontece é que, segundo o estudo publicado na Journal of Health Psychology, andar durante a refeição não traz a sensação de estar satisfeito e a pessoa tende a comer mais, o que leva a ganhar peso. O estudo foi feito pela professora Jane Ogden, a principal autora do estudo. 

Ela reuniu 60 mulheres que estavam ou não em dieta e deu a todas uma barra de cereal para comer, e dividiu as voluntárias em três grupos. Um primeiro grupo foi levado para assistir um clipe de cinco minutos de um seriado, enquanto comia. O segundo foi convidado a caminhar pelo corredor, também enquanto consumia a barrinha. Já o terceiro, deveria comer a barra enquanto conversada com um amigo. Após o experimento, foi servido um banquete com diferentes tipos de lanches: chocolate, palitos de cenoura, uvas e biscoitos. 

Os resultados mostraram que as mulheres que mais comeram após o cereal foram as que comiam enquanto passeavam pelo corredor. E, principalmente, elas comeram cinco vezes mais chocolate. Segundo a professora Jane Ogden, a caminhada é uma forma poderosa de distração, e isso atrapalha o processo do consumo do alimento.