Colunas
ROTAS IMOBILIÁRIAS: Os impactos do período chuvoso em alguns bairros da cidade
Os problemas decorrentes do período de chuvas, sempre representaram uma dor de cabeça para moradores de bairro com infraestrutura deficitária. Na nossa cidade esse problema tem sido recorrente em alguns bairros da cidade, prejudicando de forma direta a circulação de veículos entre ruas, além do mau cheiro e atraindo pernilongos, besouros, entre outros mazelas tão comuns nesse tipo de situação.
Nesse ano em curso um dos bairros que mais sofreram com o período chuvoso, foi com certeza o bairro Cajueiro localizado nas proximidades de rodovia que liga a perimetral à região do DETRAN. Naquele bairro ruas inteiras foram prejudicadas com danificação no calçamento, calçadas e até nos interiores dos imóveis onde as aguas de chuvas chegaram a entrar nos imóveis.
O resultado não poderia ser pior aos proprietários das residências daquele bairro, onde foi possível constatar uma desvalorização dos seus imóveis, uma vez que em uma avaliação de mercado alguns pontos como infraestrutura do bairro, acesso às vias, escoamento de água pluviais, entre outros, são levados em consideração na composição da avaliação.
Esse problema nos remete a uma avaliação muito necessária, se levarmos em consideração que bairros derivados de loteamentos, em tese devem ter sido levados para análise o projeto de construção, as suas vias e a composição da pavimentação, além da análise ambiental no que se refere ao curso das águas, uma vez que em período de chuvas estas deverão necessariamente possuir um curso projetado, evitando que venham a ficar paradas ocasionando inundação e danos em especial nas vias urbanas.
Por fim, é necessário que projetos de loteamentos sejam melhor avaliados, evitando que os moradores que nestes espaços irão residir, venham a passar por situações a exemplo do que foram submetidos aqueles moradores do bairro Cajueiro.
*Por Francinildo Lima, advogado, corretor de imóveis e especialista em Direito Imobiliário
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

