Iguatu

Rotary Club de Iguatu firma parceria para Mostra Científica

Published

on

Na última reunião do Rotary Club de Iguatu, (quarta-feira, 05), os associados da entidade de serviço receberam a presença do Comande 4º Grupamento de Bombeiros / 1ª Seção de Bombeiros de Iguatu, tenente coronel Nijair Araújo. O motivo da visita do militar era apresentar o projeto da Feira de Ciências que pretende encabeçar sua realização na cidade, bem como estreitar parcerias para realização do evento.

Conforme o coronel, a feira pode ocorrer no ano de 2018 tendo como ponto de referência a Mostra de Ciência do Cariri MOCICA. “Essa feira no Cariri já chegou a sua segunda edição, e tem como idealizadores amigos que me desafiaram a realizar um evento desses moldes na cidade de Iguatu voltada ainda para Região Centro-Sul. Estamos buscando credenciais em feiras nacionais para realização dessa mostra cientifica em solo iguatuense”, adiantou.

O coronel adiantou como seria a participação do Rotary Club de Iguatu no projeto que vislumbra mais parceiros até a sua realização. “Esse projeto tem fundamentalmente a essência que nos faz pensar em ciência como ferramenta de transformação. Precisamos do financiamento de camisas, medalhas e um local do evento.

O presidente do RC Iguatu, Vinícius Mendonça, confirmou a parceria. “Temos o interesse de oferecer o suporte e a logística necessária e quem sabe meios para buscarmos junto a nossa rede o financiamento do material que eles precisam. Queremos dar mais essa contribuição à educação dos nossos jovens”, afirmou.

 

Astronauta Marcos Pontes

Para a feira de ciências a expectativa é da vinda do astronauta Marcos Pontes. “Já contatamos, (o astronauta) e ele disse que é possível sim vir na abertura do evento em Iguatu. E nós estamos pensando em trazer outras sumidades da ciência nacional e da América latina”, adiantou.

A tendência é que mais de 200 alunos e projetos sejam decolados na cidade de Iguatu. Há possibilidades que alunos de outros países possam vir ao município no ano que vem. “Nós temos que ter essa logística caso queiramos realizar um evento dessa envergadura. Os professores que acompanham esses projetos são abnegados e bancam os próprios custos, mas precisamos desse suporte de entidades como o Rotary para poder termos êxito nesse projeto”, declarou Nijair.

O militar, que também é professor, disse que uma feira de ciências tem o papel de incentivar a comunidade escolar local. “Tem caráter revolucionário de ser um agente multiplicador e transformador do mundo. São projetos que passam por análises de criteriosos professores cientistas que seguem uma cartilha por meio diário de bordo, com alunos com fluência em inglês. Não são projetos aleatórios. E acredito que a vinda dessas tecnologias fomente o lúdico, a vontade da pesquisa e a curiosidade pelo saber”, disse.

MOCICA

A II Mostra Científica do Cariri (MOCICA) será realizada no campus de Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará. O período para submissão de projetos iniciou em maio. Os projetos devem estar relacionados às áreas de ciências agrárias, ciências biológicas, ciências exatas, engenharias, ciências humanas e sociais, ciências da saúde e robótica. A MOCICA acontece de 28 de agosto a 1 de setembro de 2017.

EM ALTA

Sair da versão mobile